Podcast: Vozes diversas – narrativas e empoderamento racial

Se você já se cansou de ouvir falar da tal representatividade, entenda: por aqui, somos absolutamente loucos por essa pauta. Mas “só” porque entendemos que esse é o único caminho possível para conseguirmos honrar com a dívida histórica das populações brancas – grupo que, quase 600 anos depois do tráfico de africanas e africanos, ainda surfa nas benesses de privilégios reservados à pequena parte de nossa imensa nação.

E quem ainda diz que o tema é “mimimi”, convenhamos: ou anda bem desinformado ou precisa entender melhor o que são vieses cognitivos mesmo. Especialmente no Brasil, em que é tão fácil perceber como as oportunidades escolhem pessoas justamente pela cor da pele ou seus traços genéticos.

Entre em um restaurante de uma região de um grande centro urbano ou na sala de alguma universidade e faça um esforço mínimo. Olhe para cada canto e faça as contas: quantas pessoas pretas estão no local e quantas brancas?

Cerca de 125 milhões de brasileiros reconhecem o tratamento diferente para negros e brancos – 38% percebem essa discrepância em shoppings e estabelecimentos comerciais, enquanto 36% afirmam que há diferença no tratamento entre pessoas negras e brancas no trabalho.

Os números são do estudo promovido pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que entrevistou 2 mil pessoas.

Nós, da Vivo, falamos com duas personalidades pretas para que a gente entenda o que é ser tratado diferente, de fato, e quais suas noções sobre o empoderamento negro.

Falamos de…

Roberta Rocha

#PraTodosVerem: retrato de Roberta Rocha. Ela veste jeans e um casaco azul por cima de uma camiseta.

Roberta Rocha é uma mulher que vem deixando as portas da tecnologia mais abertas e confortáveis para receber as próximas pretas que virão se somar às carreiras do universo da inovação.

Negra de pele clara, formação no Jornalismo, mas imersões diversas no mundo do audiovisual, foi parar no Content Design e agora se soma ao maior time de design de toda a América Latina: o Itaú.

Paloma Botelho

#PraTodosVerem: retrato de Paloma Botelho. Ela veste blusa branca, óculos em tom marrom e acessório em tom prata.

Paloma é do tipo que faz quem gosta de se vestir repensar se se veste bem, de fato. Mas o que a faz estar aqui hoje é todo o seu potencial de saber nos colocar para pensar: de forma mansa, descomplicada, pondo em prática seu ativismo de maneira, antes de tudo, saudável.

Consultora e mentora de estilo, é graduada em Comunicação; especializada em Coolhunting; pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo SENAC; e idealizadora dos projetos Negrxs Diálogos de Moda; Rede Consultoras Negras de Imagem e Estilo e Afro: Passado, Presente e Futuro.

Dê o play e apenas aceite: essa pauta não tem mais retorno!

Fonte: Dialogando - Podcast: Vozes diversas – narrativas e empoderamento racial Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica