Uaurá para todos! Essa é a reivindicação deste #TemConversaPraTudo em edição pra lá de especial. E se você desconhece o significado do termo indígena, não deixe de conferir este post.
Já percebeu que o homem branco, ou pelo menos quem dita as leis dos grandes conglomerados urbanos, vive como se tudo o que fosse novo e bom tivesse que fazer parte apenas da vida dele?
Por trás disso, claro, há inúmeros interesses comerciais envolvidos. Nas localidades onde não há nenhuma ou baixa circulação de moedas, os investimentos são menores e o acesso à saúde, educação e equipamentos públicos vai se afastando das pessoas conforme mais longe suas comunidades ficam.
Caso da internet. Em um país de dimensões colossais, há impasses diversos para levarmos conexão, por exemplo, às comunidades indígenas. Mas entenda: toda vez que a gente consegue chegar a essas populações, o significado da palavra democracia se ressignifica.
Para você se convencer de vez que as políticas públicas para a inclusão digital dos povos indígenas devem ser tratadas com a mesma importância com que tratamos essa pauta nas cidades superpovoadas, foi necessário convocar uma entrevistada absolutamente legítima à frente dessa luta. Falamos de…
Vanda Witoto – um ícone do ativismo indígena
Ela foi chamada de “indígena fake, picareta e oportunista” no auge da pandemia, ao contestar a ausência e demora do estado no envio de vacinas e informações sobre a doença para os povos originários de Manaus e outras regiões.
A partir dali, Vanda, da etnia Witoto, do estado do Amazonas, começou a fazer vídeos para mostrar para as comunidades a necessidade de que se prevenissem.
Claro que uma personalidade dessa também está a serviço das pautas de interesse ambiental na briga contra empresários que não estão nem aí para os povos originários e o aumento radical da temperatura do planeta.
Nossa convidada ainda é palestrante, pedagoga da floresta, empreendedora social e Diretora de Políticas Sociais e tecnologias, além de Conselheira de Cultura Indígena do Amazonas.
Aceite. Não é todo dia que o seu play vale o clique que você está prestes a dar AGORA!