Julho se tornou o Mês do Orgulho pela necessidade de reivindicar direitos da população LGBTQIAP+, que viveu, historicamente, uma realidade na qual tudo sempre foi mais difícil: ter acesso à saúde com atendimento adequado, conseguir um emprego e ter acesso à educação, por exemplo. Por isso, além de celebrar a alegria e o orgulho de ser diverso, este é um período de empoderamento, que só se torna real por meio da educação.
Pensando nisso, selecionamos alguns cursos que podem colaborar para o crescimento, a profissionalização e a promoção dos direitos da população LGBTQIAP+. Confira!
4 cursos com foco na comunidade LGBTQIAP+
#ParaTodosVerem: Mulher sentada em uma mesa de escritório estudando com um tablet e com uma bandeira LGBTQIAP+ decorativa sobre a mesa.
Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAP+
Partindo das vivências da comunidade LGBTQIAP+, o curso se propõe a identificar os direitos aos quais esses cidadãos merecem ter acesso, apontando os recursos necessários para garanti-los. Ele é oferecido pela Escola Virtual do Governo Federal, sendo ministrado pela equipe do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. É grátis e oferece certificado ao final.
Essa é uma parceria entre o Google, a ONG Mães pela Diversidade e a plataforma TransEmpregos que tem como objetivo capacitar pessoas trans para ingressarem no mercado de trabalho. Ao final dos 4 módulos, o participante pode realizar uma prova para avaliar seus conhecimentos e conseguir o certificado. Além disso, também poderá compartilhar seu currículo com empresas parceiras do projeto.
LGBTQIAP+ Conceitos e Histórias
O curso aborda as possibilidades de manifestações da sexualidade e a pluralidade das identidades de gênero, com uma visão que engloba o processo histórico por trás da construção social de cada tema. É oferecido pela plataforma Veduca, que conta com aulas de docentes de universidades como USP e UFSCAR. É totalmente gratuito e oferece certificado ao final.
Saúde integral da população LGBTQIAP+
Esse curso visa abordar as necessidades e os direitos de acesso à saúde, tanto física como mental, dessa população. Além de fornecer orientações e informações sobre o processo de transição de gênero. Ele é ministrado por uma equipe multidisciplinar da plataforma ASA – Saúde Educacional, conta com certificado de conclusão e é pago, mas há possibilidade de descontos. As matrículas estão abertas para 2024.
LGBTQIAP+ Quanto mais letras, + inclusão!