Whats Next 2020 – 2030 | Tendências de consumo

26 de dezembro de 2018

O que é que eu tenho que mais ninguém no mercado tem?

Essa é hoje a pergunta com a resposta mais desejada e mais difícil de encontrar. No mundo. Olhando os discursos das empresas, todas falam que são diferentes, inovadoras, acessíveis, sustentáveis, etc. Mas no fim das contas olhando com os olhos do consumidor o que diferencia o banco A do banco B, o shopping A do B, a companhia aérea A da B, o restaurante A do B, etc., etc., etc.? A resposta por muito que seja difícil aceitar é – NADA! Nada os diferencia. Todos oferecem o mesmo, com pequenas diferenças entre si sim, mas, incapazes de gerar uma visão diferenciadora de alto impacto. E quando alguma empresa rompe o padrão agregando inovação, valor, surpresa, experiência, emoção, o mercado muda. Foi assim com a Apple, está sendo assim com a Google. No entanto, não faltam exemplos de empresas que perderam sua relevância no mercado e não conseguiram responder à esta pergunta, O que é que eu tenho que mais ninguém no mercado tem?

A resposta certeira surge da capacidade de identificar, mapear e antecipar as tendências que influenciarão os negócios.

Quando se atua com tendências a primeira coisa a fazer é diferenciar os vários conceitos sobre o tema. Assim: Uma TENDÊNCIA é definida como uma mudança e alteração com capacidade de influenciar as dinâmicas dos negócios e o comportamento dos consumidores.

E dividem-se da seguinte forma:

#1 MEGATRENDS | MEGATENDÊNCIAS (10 / + anos): movimentos e mudanças (de larga escala) em termos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que se manifestam de forma consistente na realidade atual e que influenciarão decisivamente o futuro.

#2 BEHAVIORAL TRENDS | TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (3/5 anos): processos de mudança que resultam da observação do comportamento dos consumidores e que origina a criação e o desenvolvimento de novas ideias: de negócio, de produto ou serviço, de marca ou de ação.

#3 BUSINESS TRENDS | TENDÊNCIAS DE NEGÓCIO (2 anos): mudanças no mercado resultantes da atuação dos players, do comportamento dos consumidores e das realidades econômicas, políticas e sociais que influenciam a forma como as empresas tomam decisões em seus negócios, considerando áreas de atuação e apostas estratégicas para o futuro.

#4 EMERGING TRENDS | TENDÊNCIAS EMERGENTES (12 meses): acontecimentos que se materializam de forma rápida e escalável no curto prazo (próximo ano) e que condicionam e direcionam a realidade dos negócios.  #4.1 SPECIFIC TRENDS | TENDÊNCIAS ESPECÍFICAS: as tendências a considerar para um determinado negócio.

A correta identificação de tendências é a base para a definição dos insights de negócio (ideias).

#5 INSIGHTS: articulações estratégicas resultantes das tendências que permitem a tomada de decisão empresarial sobre cenários, caminhos e planos de ação futuros.

Fruto de uma pesquisa que durou dois anos, elaborada pela Inova Consulting e pela Inova Business School existe hoje disponível uma visão detalhada com o mapeamento das tendências da próxima década, que designamos de Whats Next.

Veja o quadro completo da pesquisa:

Mapa de Tendências #futurosustentável

Encontre a pesquisa detalhada aqui

 

* Luis Rasquilha: CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. Professor da FIA e da Fundação Dom Cabral. Colunista da Rádio CBN e membro conselheiro do G100 Brasil. Um dos 50 profissionais que todo o mundo deve seguir, segundo a Gama Academy.

Fonte: Dialogando - Whats Next 2020 – 2030 | Tendências de consumo Dialogando

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