pedestre-uso-do-celular-e-transito pedestre-uso-do-celular-e-transito

Pedestre, uso do celular e trânsito

Pedestre, uso do celular e trânsito

É evidente a rápida evolução tecnológica pela qual o mundo tem passado nos últimos tempos. Isso trouxe grande facilidade e dinamismo em nossa comunicação todos os dias, informações que antes demoravam meses a ser transmitidas, hoje levam segundos.

E tudo isso aconteceu em poucas décadas. Nos dias de hoje há quem considere uma ofensa esperar mais que cinco ou dez minutos para receber a resposta em uma mensagem. A cultura se moldou dessa maneira.

Como a tecnologia afeta o trânsito?

Simultaneamente, observamos o crescimento rápido do trânsito: pessoas e mais pessoas se locomovendo em seus trajetos de diversas formas, utilizando variados meios de transporte, incluindo a forma de locomoção primordial: a pé.

A união do dinamismo nas comunicações e do crescimento frenético do trânsito, misturados com o ritmo acelerado do século XXI, trouxe alguns resultados e consequências.

Muito se fala sobre acidentes de trânsito por embriaguez, porém são poucas as pessoas que sabem que o uso de Smartphones pode aumentar em 400% a chance de sofrer um acidente de trânsito.

Poucos percebem que o uso do celular durante poucos segundos pode representar um condutor “cego” por vários e vários metros, ou o mesmo que um pedestre atravessando uma avenida com uma venda nos olhos.

O resultado disso são atropelamentos e acidentes todos os anos que poderiam ser evitados simplesmente adiando uma chamada ou deixando para responder aquela mensagem alguns minutos depois.

Pedestres também podem causar acidentes

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, mais de 60% dos pedestres tinham o hábito de usar o celular em trânsito e mais de 70% admitiram deixar de olhar para os lados ao atravessar por estarem distraídos com seus Smartphones. O resultado do uso excessivo do celular acaba contribuindo para os acidentes no trânsito.

A boa notícia é que esse cenário pode mudar. Cada pessoa em trânsito, seja condutor, ciclista ou pedestre, precisa assumir a responsabilidade por seus atos.

Se cada pedestre compreender a necessidade de focar sua atenção no trânsito e no uso consciente do celular, certamente o número de atropelamentos e acidentes será reduzido.

*Neste mês a Vivo apoia o Movimento Maio Amarelo – que promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Nos se esqueça de fazer seu comentário e conscientize-se sobre o Movimento Maio Amarelo!

Fonte: Dialogando - Pedestre, uso do celular e trânsito (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • janete

    11/01/2017 12:59

    muito bom o artigo

Pedestre, uso do celular e trânsito 2019-12-16 13:59:01
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)