Como proteger minha casa nas férias em 5 passos

6 de janeiro de 2023

OK. Malas prontas e o site de previsão do tempo, conferido! Parece que vai sair sol na praia, pelo menos entre nuvens.

A criançada já sente até a areia grudada no corpo, enquanto a mãe, já percebe a brisa do mar batendo no rosto.

O pai parece tranquilo, afinal, o carro já passou por aquela revisão necessária antes de pegar a estrada e ele, um cara moderno e gentil, combinou tudo certinho: vai passar mais tempo na cozinha para dar folga para a companheira, que acaba cozinhando mais ao longo do ano inteiro.

Xi. Mas e a casa? “Será que trancamos tudo?”, perguntam-se os responsáveis pela família, que ainda não conta com sistema integrado de segurança residencial.

O descanso merecido do trabalho deve ser integral, sem encanações com sua residência. Mas como proteger sua casa nas férias?

Venha com a gente no passo a passo e já salve este post para a vida!

Como proteger sua casa nas férias

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra a mão de uma mulher trancando uma porta com uma chave, anexa a outras, no mesmo chaveiro.

1. Tranque geral!

Você sabe que é fundamental verificar se trancou as portas e janelas, entretanto, é necessário estar atento aos ambientes do interior do domicílio. Portas internas também devem ser trancadas para dificultar a circulação de eventuais invasores.

2. Não deixe vestígios físicos

#PraTodosVerem: fotografia colorida com foco em um jornal deixado sobre a calçada de uma casa, em frente a garagem da residência, pela manhã.

Sabe aquele jornal físico que você ainda faz questão de receber, ou as correspondências que o carteiro lança em seu quintal e ficam visíveis para todos que passam na rua? Pois bem. Não é bom deixá-los ali, à mostra, durante sua ausência, já que pessoas mal-intencionadas facilmente entendem que esse é um sinal de que a casa está desabitada.

Não há bem uma regra para pedidos de suspensão temporária de assinaturas de revistas e jornais, por isso, verifique no contrato (ou com o fornecedor) as condições: se há prazo de interrupção, cobranças de taxas extras e os procedimentos para fazer a solicitação.

Se não houver, procure sempre deixar uma cópia das chaves com um vizinho de sua confiança, para que ele possa recolher o que estiver pelo quintal, dando sopa.

3. Para além dos vestígios visíveis

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra a mão direita de uma pessoa acendendo a chama de um fogão a gás.

A chave da sua casa, aliás, deve ser deixada com alguém de sua confiança para proteger sua casa nas férias, sempre.

No corre-corre para sair, você pode, por exemplo, ter se esquecido de desligar o gás ou, pode ser que uma planta mais “melindrosa” precise ser regada com frequência maior que um cacto.

Neste cenário, além de cuidar da vida verde ou pet do seu lar, essa pessoa será imprescindível para verificar se está tudo em ordem, vez ou outra.

4. Luzes, sim. Pero no mucho.

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra uma lâmpada de iluminação de led ligada durante o dia, próxima a uma pilha de pedras e à árvore de um jardim com folhagens distintas.

A tática de deixar luzes acesas pode parecer boa para dar a entender que há pessoas no ambiente à noite. Mas, de dia, por muitos dias, chama a atenção, na verdade, para a ausência de pessoas.

Neste cenário, a dica acima colabora para driblar a residência de possíveis invasões indesejadas: prefira contar com a disponibilidade de um bom vizinho, que até poderá deixar alguma luz interna acesa, mas só durante à noite.

5. “Tenho sistema de segurança; então, está tranquilo”. Mais ou menos!

#PraTodosVerem: fotografia colorida mostra o controle de um sistema de segurança automatizado dentro de uma casa, sinalizando que algum cômodo está destrancado ao mostrar na tela um cadeado aberto.

Lembre-se que, embora novas tecnologias auxiliem moradores a evitar problemas maiores, elas não podem fazer tudo. Por isso, é recomendado incluir uma pessoa de sua confiança no cadastro de seu sistema de segurança com as informações solicitadas pela operadora caso ela precise verificar o espaço em eventual invasão.

Todo cuidado é importante!

#PraTodosVerem: fotografia colorida de uma tarde ensolarada mostrando o mar e os pés de cinco pessoas sentadas em um cais.

Pronto. Chegou no seu destino?

Relaxe. Sinta os pés no chão e viva a temporada de lazer com toda a família como se fosse a primeira vez e aproveite para se desconectar nas redes. Não sabe como?

Então, deixe de novo com a gente! Neste link te entregamos dicas valiosas de atividades ao ar livre para fazer nas férias!

Fonte: Dialogando - Como proteger minha casa nas férias em 5 passos Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica