Tecnologia brasileira revela novos aditivos naturais para alimentos

17 de maio de 2018

Não há dúvidas de que alimentos coloridos são mais atraentes e estimulam o paladar. O problema é quando substâncias sintéticas são adicionadas para ressaltar aquele vermelho ou laranja que abrem o apetite, privilegiando mais a aparência do que a nutrição. A pressão dos consumidores por opções alimentares mais saudáveis está obrigando a indústria a buscar alternativas aos aditivos químicos. A ciência pode ajudar. Depois de cinco anos de investigação, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária conseguiu desenvolver novas opções de corantes naturais a partir de frutas tropicais.

A partir do processamento de cascas desidratadas e trituradas de jabuticaba, jambo e jamelão, os pesquisadores obtiveram um composto em pó rico em antocianinas, que são pigmentos solúveis em água e com tonalidades que vão do vermelho ao azul. São eles que dão a coloração característica a diversas flores e frutas, como a berinjela e o hibisco. Mas além de atuarem como corantes naturais, podem compor suplementos alimentares e funcionais, pois oferecem diversos benefícios à saúde: ajudam a combater inflamações, evitam os danos causados por excesso de radicais livres no organismo e têm propriedades antivirais e anticancerígenas. O próximo passo dos especialistas agora é avançar nos estudos de produção em escala e validação industrial para que o produto chegue ao mercado, inclusive a custos bem mais acessíveis do que similares importados.

Atualmente os fabricantes de produtos alimentícios trabalham com três tipos de corantes: naturais (extraídos de substâncias vegetais ou animais), caramelo (obtido a partir de açúcares) e artificiais (elaborados por processo de síntese com composição química). As tonalidades mais comuns dos corantes naturais são derivadas da cúrcuma (amarelo), urucum (vermelho), antocianinas (roxo) e clorofila (verde). A regulamentação é controlada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que desde 2016 determinou que todos os rótulos de alimentos que tipicamente contêm corantes – como gelatinas, sorvetes, iogurtes e refrigerantes – tragam um alerta sobre a presença de aditivos com risco de alergias.

Fonte: Dialogando - Tecnologia brasileira revela novos aditivos naturais para alimentos Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica