conheca-as-funcoes-de-acessibilidade-do-celular conheca-as-funcoes-de-acessibilidade-do-celular

Conheça as funções de acessibilidade do seu celular

Conheça as funções de acessibilidade do seu celular

Em uma pesquisa de 2018 da SeniorLab, agência voltada para o comportamento de mercado na terceira idade, o grande motivador para o interesse nos idosos nas redes sociais foi a possibilidade de estabelecerem um melhor relacionamento com parentes e amigos e até mesmo para reencontrar antigos colegas de escola, além do entretenimento constante.

Ao se sentirem mais conectados, também, usuários acima dos 60 anos se sentem integrados à sociedade e aos novos estilos de vida, potencializando, assim, sua autoestima. No Brasil, mais de 7,4 milhões dos usuários do Facebook tem mais de 60 anos de idade, o que representa mais de 5% de todos os usuários no país.

Para aproveitar todas as facilidades que os smartphones oferecem, seja por meio de aplicativos de redes sociais ou de troca de mensagens, separamos algumas funções de acessibilidade do celular nativas que irão facilitar o uso do dispositivo:

Inverter cores

Por padrão, os sistemas operacionais dos smartphones são configurados no “modo claro”, ou seja, todas as páginas de internet, aplicativos e menus de configuração do celular possuem o fundo em cor branca e texto escrito em cor preta. Para alguns usuários, esta configuração pode causar desconforto por causa de sensibilidade à luz, mas é possível inverter as cores, ativando o “modo escuro”.

Em sistemas iOS, acesse o menu Ajustes, depois clique em Tela e Brilho e selecione a opção Escura, para ativar o modo escuro.

Já no Android, entre no menu Configurações e clique na opção Tela. Clique no menu Avançado e role a tela para baixo. Selecione a opção Tema do dispositivo e clique em Escuro.

Ampliação / Zoom

A função de Ampliação (ou também conhecida como Zoom) permite que uma porção específica da tela seja aumentada em até oito vezes seu tamanho original, facilitando assim a leitura ou percepção de detalhes em fotos e imagens diversas.

No iOS, acesse o menu Ajustes e clique na opção Tela e Brilho. Toque em Visualização e escolha a opção Ampliado.

No Android, acesse o menu Configurações, clique em Acessibilidade, depois em Melhorias de Visibilidade e clique na opção Ampliação.

Tamanho da fonte

Por padrão, todas as fontes usadas no smartphone são configuradas no tamanho 12, mas é possível aumentar e até diminuir de acordo com a necessidade. Utilizando esta função de acessibilidade, todos os menus de configuração, aplicativos e páginas de internet acessadas por meio do smartphone serão afetadas pela alteração no tamanho da fonte.

No iOS, acesse o menu Ajustes e clique em Tela e Brilho. Selecione Tamanho do Texto e arraste o controle deslizante para selecionar o tamanho de fonte desejado.

No Android, acesse o menu Configurações, clique em Tela e selecione a opção Tamanho da Fonte. Arraste o indicador para os lados até selecionar o tamanho desejado.

Ampliação da tela

Se aumentar a fonte não for o suficiente para melhorar a visibilidade, é possível mudar o tamanho de todos os elementos da tela, incluindo os ícones de todos os aplicativos e todos os menus de configuração internos.

No iOS, acesse o menu Ajustes e clique em Tela e Brilho. Selecione a opção Zoom da Tela e clique em Ampliado.

No Android, acesse o menu Configurações, clique em Acessibilidade, depois em Melhorias de Visibilidade e clique na opção Zoom da Tela.

Existem mais funções que podem ser configuradas de acordo com sua necessidade, como ajuste de brilho da tela, por exemplo. O ideal é diminuir o brilho da tela durante a noite para que a claridade da tela não incomode os olhos. O volume do toque do celular também pode facilmente ser modificado de acordo com a necessidade.

Também é importante ressaltar que existem funções de acessibilidade do celular para diversas necessidades, facilitando o uso do smartphone para portadores de deficiências visuais e auditivas, por exemplo. O objetivo das configurações especiais em dispositivos móveis é que a tecnologia seja acessível a todos!

Fonte: Dialogando - Conheça as funções de acessibilidade do seu celular (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Conheça as funções de acessibilidade do seu celular 2020-10-26 14:46:33
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)