Glossário básico para professores do século XXI

9 de novembro de 2022

Só quem encara uma sala de aula sabe quanta criatividade é necessária para viver em um ambiente de trabalho em constante transformação: o espaço educacional.

A pandemia que o diga, não é verdade?

O fenômeno indesejado até hoje desafia a sociedade brasileira a trazer de volta os estudantes que trocaram as salas de aula pelo trabalho para ajudar a própria família a vencer, sem fome, os desafios de uma economia ainda sem prazo para se recuperar – ainda que muitos outros fatores possam interferir nessa decisão: problemas logísticos, defasagem tecnológica, falta de incentivo, dentre outros.

Por aqui, já dissemos que a Nova Base Nacional Comum Curricular pede cada vez mais metodologias capazes de engajar alunas e alunos, para que eles possam entender que, efetivamente, o que lhes é ensinado faz sentido para as suas vidas.

Em tempos em que se fala tanto em Ensino Híbrido, por exemplo, é também necessário se acostumar com novos termos, metodologias e tecnologias, que passam a habitar as escolas e a vida de professores e estudantes. Cenário que nos motivou a compartilhar alguns deles com você na Maratona Educação 4.0 – mês em que a Educação vai protagonizar toda a nossa curadoria. Confira!

Glossário básico para professores

#PraTodosVerem: fotografia colorida de um livro aberto sobre uma pilha de três livros com capas nas cores azul, amarelo e vermelho. As páginas do livro do topo estão refletindo a luz do ambiente. Ao fundo, uma parede cinza.

Aprendizagem on-line

Refere-se à possibilidade de aprender por meio do acesso ao conteúdo disponível na rede mundial de computadores, a internet, a qualquer hora, de qualquer lugar. Mais recentemente, é possível identificar uma grande quantidade de iniciativas para oferecer educação on-line, na forma de cursos livres e autoinstrucionais em diferentes formatos, como EaD (Educação a Distância), MOOCs (Massive Open Online Courses, ou cursos abertos disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet), coleções de tutoriais e outros.

Aprendizagem por Mediação Tecnológica

Quando são utilizadas ferramentas e aplicações digitais para organizar e gerenciar as jornadas de aprendizagem vivenciadas pelos estudantes, com a participação ou não do professor, e com ou sem sincronicidade temporal e espacial. Pode se dar nas experiências tradicionais, on-line ou híbrida.

Atividade Síncrona

Quando um programa de aprendizagem acontece de forma síncrona em relação ao tempo – todas as pessoas envolvidas participam da mesma atividade ao mesmo tempo. Uma atividade síncrona pode ou não ocorrer por mediação tecnológica. Ela pode, por exemplo, ser uma simples aula presencial.

Atividade Assíncrona

Quando um programa de aprendizagem é proposto de maneira em que possa ocorrer sem sincronicidade no tempo e no espaço. Cada participante pode percorrê-la no tempo e no local que lhe forem mais convenientes, individualmente ou em grupo, sem implicar na obrigatoriedade de uso de tecnologia. Na pandemia, foi muito comum o uso da expressão atividade remota para se referir a este tipo de proposta pedagógica.

Aprendizagem Adaptativa

Termo normalmente utilizado para a funcionalidade disponível em algumas plataformas digitais de aprendizagem que, a partir de testes constantes a que são submetidos os estudantes, identifica lacunas de assimilação de conteúdo e indica tópicos que precisam ser revistos ou aprofundados por cada um. Este caminho colabora para que alunos e professores possam organizar planejamentos com mais foco no desenvolvimento individual.

Alfabetização em Múltiplas Linguagens

Boa parte dos processos de alfabetização ainda valorizam o letramento e numeramento fundamentais, mas que não atendem a todas as exigências do mundo atual. Especialmente agora, quando a aquisição de conhecimento passa a envolver tecnologias e diferentes linguagens – visual, audiovisual, sonora, gráfica, computacional, dentre outras. Por isso, para que educadores e estudantes ampliem sua fluência em diferentes códigos, a alfabetização digital e midiática deve ser iniciada desde o começo da vida escolar.

Cultura Maker

Movimento inserido à tradição do it yourself (faça você mesmo) que valoriza a criação de soluções e dinâmicas de aprendizado promovidas pelos próprios estudantes. O formato de ensino estimula a criação de objetos e produtos, bem como a realização de intervenções no espaço educativo ou pela cidade. Na educação, aparece como uma forte tendência com os chamados Laboratórios de Fabricação: oficinas com equipamentos e ferramentas disponíveis a professores e estudantes.

Ensino Tradicional

Modo de se referir à escola como a maior parte das pessoas a conhece: sala de aula no formato de auditório e aprendizagem organizada de forma linear em séries e anos, com conhecimento dividido em disciplinas. Envolve uma determinada cultura pedagógica e uma maneira característica de pensar a experiência de aprendizagem, na qual o estudante ocupa um lugar passivo, de receptáculo do conhecimento, e o professor, um lugar ativo, de transmissor de conhecimento.

Ensino Híbrido

Metodologia educacional resultante da abertura do Ensino Tradicional a novas formas de aprendizagem que se formaram a partir da cultura digital e da convivência cada vez mais intensa com a distribuição de conteúdo acessível por meio da internet. Leva para dentro da experiência do Ensino Tradicional o uso de tecnologias digitais que, aliadas ao programa de uma escola ou rede, oferece aos alunos a possibilidade de vivenciar parte da aprendizagem em diferentes espaços com mediação tecnológica. A sala de aula invertida, a rotação por estações ou rotação por laboratórios são exemplos das práticas de Ensino Híbrido.

Ensino Semipresencial

Devido às dificuldades de acesso presencial às escolas, vem se tornando comum a adoção de estratégias de aprendizagem semipresencial nas quais os estudantes de uma turma escolar são organizados em grupos menores, que se alternam no comparecimento presencial à escola. Muitas vezes o Ensino Semipresencial aparece como Ensino Híbrido, mas é importante ressaltar que nem toda experiência de Ensino Semipresencial pode ser caracterizada como de Ensino Híbrido uma vez que o primeiro, repete as mesmas práticas tradicionais do ensino (o estudante é um recipiente passivo dos conteúdos passados), enquanto o segundo, é baseado nas metodologias ativas, que veremos mais abaixo.

EaD

Trata-se da oferta de formação de diferentes tipos e durações (graduação, qualificação profissional e atualização, educação corporativa, cursos livres etc.) organizadas para serem oferecidos de forma remota, à distância, como o próprio nome diz. Há uma longa tradição de Educação a Distância, não sendo obrigatório que ela se dê por mediação tecnológica. Um exemplo histórico no Brasil é o Instituto Universal Brasileiro, que durante décadas ofereceu cursos por correspondência.

Educação por Projetos

Também conhecida como Pedagogia de Projetos, é uma forma de organização curricular em que os alunos são instigados a explorar a realidade ao unir áreas e disciplinas distintas. É, ainda, uma metodologia de ensino com o objetivo de educar por meio da experiência, transformando o aluno em protagonista do processo de ensino-aprendizagem enquanto o professor atua como um guia e mentor. Dessa forma, educadores e alunos compartilham hipóteses, estratégias de pesquisa e alternativas de solução. Os projetos podem resultar em intervenções no ambiente como projetos com o objetivo de propor um cardápio anual para a merenda escolar, com seu orçamento e menus saudáveis.

Educação a partir de Problemas

Trata-se das metodologias de Educação por Projetos que partem da identificação de problemas reais do território e do cotidiano dos estudantes e suas famílias. O modelo tem por objetivo organizar trajetórias de aprendizagem que permitam uma intervenção objetiva no ambiente, com impactos e transformações de forma direta na realidade.

Educação Midiática

A Educação Midiática, Mídia Educação ou Alfabetização para a Mídia, são diferentes maneiras de denominar o campo de estudos, ensino e prática que envolve a formação de competências e habilidades técnicas nas diferentes linguagens da mídia. Cuida de desenvolver estudantes para ler, interpretar e se expressar, com responsabilidade, por meio das linguagens visual, audiovisual, sonora, gráfica, computacional, dentre outras.

LMS

LMS é a sigla para Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem). Falamos de softwares que, na educação, ajudam a criar, gerenciar, organizar e fornecer materiais de ensino on-line para os estudantes. Em geral, as propostas de Educação a Distância exigem o uso de um software como este. Um exemplo bem conhecido de LMS é o Moodle.

Objeto de Aprendizagem (OA)

É um vídeo, texto, imagem, processo, gráfico, ilustração ou outro tipo de peça sobre um determinado conteúdo a ser assimilado no processo de aprendizagem. Quando armazenado e distribuído de forma digital, pode ser chamado de Objeto Digital de Aprendizagem. Em inglês, utiliza-se o termo Learning Object (LO).

Metodologias Ativas

São práticas pedagógicas centradas no estudante, caminho em que se procura valorizar as habilidades expressivas e produtivas dos alunos, atribuindo responsabilidades e desenvolvendo a autonomia dos mesmos. A Educação por Projetos e a Sala de Aula Invertida, dentre outras, são metodologias que reforçam o protagonismo do estudante na construção do conhecimento, tornando o ensino mais engajador uma vez em que ele deixa de cumprir com o papel passivo determinado no Ensino Tradicional.

Mapas de Foco da BNCC

São documentos desenvolvidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) postos em prática sempre que o contexto exigir (a exemplo da pandemia) que a oferta de aprendizagem seja oferecida em tempo menor do que o requerido pela legislação. Esses mapas existem para orientar professores e gestores na organização de matrizes curriculares de recuperação ou aceleração de aprendizagem, sem descuidar do que é considerado essencial para que os estudantes possam avançar para as próximas etapas educacionais.

Personalização da Educação

É a expressão utilizada para tratar de experiências de aprendizagem criadas para atender às características específicas de cada aluno, respeitando seu ritmo, conhecimentos prévios, identidade, condição social e econômica, diversidade cultural, sociabilidade, saúde, dentre outros aspectos que permitam a percepção da individualidade. Algumas vezes, estratégias de Aprendizagem Adaptativa podem ser tratadas como Personalização da Educação. No entanto, a personalização envolve aspectos mais complexos, que vão além do comportamento do estudante frente ao conteúdo das áreas do conhecimento.

Agora que você conhece o glossário básico do professor que busca inovar e promover o engajamento de suas turmas, te desafiamos a desbravar os termos tecnológicos mais usados na atualidade para a segurança digital neste post.

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Fonte: Dialogando - Glossário básico para professores do século XXI Dialogando

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