Tecnologia acompanha a mudança de geração das mães

12 de maio de 2017

Sabe os millenials? A geração que nasceu no meio da revolução tecnológica, do computador, da internet, das mídias sociais e outras tecnologias? Acredite se quiser, eles já estão na idade adulta e começando a ter filhos, a serem mães.

Segundo o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde, órgão do governo americano, as mulheres dessa geração respondiam por oito em cada dez nascimentos já em 2015.

É um grupo que representa 31% da população e 34% da força de trabalho nos Estados Unidos. Segundo um levantamento do Pew Research Center – um instituto de pesquisas independentes –, ser um bom pai ou mãe é uma grande prioridade para 52% deles.

Cerca de 60% afirmam que ter filhos é “extremamente importante” para sua identidade individual – acima da geração X (58%) e dos baby boomers (51%).

Para essa geração, mães ainda significa padecer no paraíso, mas também é aliviar o padecimento na internet. Há incontáveis grupos de mães no Facebook e existem inúmeros sites de comunidades com os mais diferentes enfoques, interesses e objetivos – desde mães interessadas apenas em fazer amizades até aquelas que têm trigêmeos (ou mais) e as que estão interessadas apenas em amamentação. Há ainda os grupos de mães que incluem homens, os que se dedicam a ajudar mães carentes e até grupos só de pais.

Maternidade conectada

Uma das comunidades de mães mais bem-sucedidas foi criada em 1997 pela americana Linda. Com mais de dez mil membros, é um verdadeiro fórum de perguntas e respostas de qualquer tipo sobre a maternidade – mas também um espaço para conversar, trocar cadeirinhas e carrinhos de bebê, por exemplo.

O que esses grupos tão diferentes têm em comum é que todos aproveitam o poder da internet para trocar informações úteis – uma relação que, antigamente, só podia acontecer entre pessoas próximas ou da família, em contatos presenciais, no máximo por telefone.

Não existe mais tempo para isso, ainda mais para a geração millenial de mães, sempre trabalhando, assim como o pai, e sempre conectadas.

É por isso que também dá certo, ideias ainda mais criativas, como a da pediatra brasileira Vânia Medeiros, que criou no WhatsApp grupos de mães, divididas pela faixa etária dos filhos. Ela tem o cuidado de, antes disso, realizar um encontro presencial para que elas se conheçam e criem empatia.

A médica participa pouco, porque o objetivo não é fazer do grupo um consultório médico, mas um espaço entre mães com interesses em comum.

Outra inovação é o aplicativo Peanut, lançado em 20018, e já com várias dezenas de milhares de usuárias. Ele é semelhante ao Tinder mas, em vez de formar casais, cria amizades com a maternidade em comum.

Graças à tecnologia, o Dia – e o dia a dia – das Mães nunca mais será o mesmo. Nem as mães.

Fonte: Dialogando - Tecnologia acompanha a mudança de geração das mães Dialogando

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