Deletar ou não deletar o ex das redes sociais?

31 de janeiro de 2017

Ela exausta tentando desesperadamente se acalmar sente o coração bater apressado. Os olhos cheios de lágrimas revelam a chuva de emoções que ela sente ao ver todos os planos que eles haviam construído juntos saindo pela porta.

O rosto dele está vermelho, a discussão é acalorada e seus gritos  —  um tom acima dos gritos dela e levemente alterados pelo orgulho  —  são a pauta perfeita para os programas de auditório da TV.

Ele bate a porta. Após a discussão, o silêncio ensurdecedor.

Paralisada por um tipo de apatia que só aparece consequente à discussão, 2017 chegou com a oportunidade para recomeçar, mas ficaram as fotos, as lembranças e o nome do ex na lista de amigos das redes sociais.

O que fazer? Bloquear, excluir ou continuar a amizade como se nada tivesse acontecido? A resposta depende de cada pessoa e dos motivos que levaram o casal a dar um ponto final na relação.

A psicóloga da Unimed Vitória Hitala Gomes destaca em entrevista ao jornal Gazeta Online: “Se foi um término de comum acordo, e se ambos decidiram manter uma amizade, realmente não existe motivo para bloquear. Mas não é o que ocorre na maioria das vezes”, afirma.

Ela ainda acrescenta que geralmente, o fim de um relacionamento é muito doloroso e traz mágoas.

Manter um vínculo por meio das redes sociais pode gerar uma falsa esperança de retorno, trazer mais sofrimento — ao ver as coisas que o ex está fazendo -, e ainda gerar maior dificuldade na elaboração desse rompimento.” Hitala aconselha dar um tempo ao ato de perseguir o ex. “Dessa maneira, bloquear acaba sendo uma boa saída”.

Um estudo da Universidade de Brunel, em Londres, confirma que excluir o ex da “vida digital” pode fazer bem. Feita com 464 participantes, a pesquisa revelou que um terço deles ainda acompanhava as atividades do antigo parceiro online – comportamento que, se levado ao extremo, é conhecido como o de “stalker” (perseguidor, em inglês).

Segundo a psicóloga Tara Marshall, pesquisadora-chefe do estudo, faz mal à saúde emocional de uma pessoa ficar checando como o ex-parceiro está, olhando o perfil dele (ou dela) na rede social. 

A pesquisa sugere que a exposição a um ex-parceiro via Facebook pode obstruir o processo de ‘cura’ depois do término da relação”, afirmou Tara ao “Daily Mail”.

Esse monitoramento do ex leva ao aumento da angústia e da dificuldade das pessoas em conseguirem crescer pessoalmente e seguir em frente com suas vidas, encontrando novos parceiros.

A pesquisa sugere que a exposição a um ex-parceiro via redes sociais pode obstruir o processo de ‘cura’ depois do término da relação”, afirmou Tara Marshall.

Lidar com rompimentos na era digital é realmente complicado. Na época de nossos avós, bastaria colocar as cartas e fotografias numa caixa e guardar no fundo do armário. Na era dos computadores e smartphones, colocar os e-mails e fotos numa pasta do computador não garante que você não vá “matar as saudades”.

E se isso acontecer não há nada de errado. Manter o ex, ou a ex, nas redes sociais é saber lidar com os bons momentos que viveram juntos e, apesar de não haver mais amor, excluir o ex-romance é considerado por muitos um ato infantil.

Outra motivação para não tirar o antigo amor da lista de amigos ou “bloqueá-lo” nas redes sociais é a grande quantidade de amigos em comum e familiares. Mas a liberdade para bloquear posts que eventualmente podem incomodar fica a critério de cada um.

Os casos são variados e diferentes. Se o término se deu de forma razoável e ambos decidiram que não há problemas em continuarem amigos, pode ser tranquilo para o ex-casal manter a amizade virtual.

Entretanto, quando um dos dois está com sentimento de luto pela perda do namorado, ler notícias do ex nas redes sociais pode gerar muita dor e aumentar o sofrimento.

De qualquer maneira, quando a relação realmente chegou ao fim, vale mudar o status do relacionamento, mas não cabe fazer isso a cada briga e a cada vez que o namoro estremece.

Fonte: Dialogando - Deletar ou não deletar o ex das redes sociais? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

  • Tenho percebido que homens insistem em manter contato com a ex apenas porque não querem perder o acesso sexual a elas. Nestes casos, se a mulher não quer ser assediada pelo ex, bloquear é uma solução.

  • Olá,bom dia!!! Eu gostei muito do artigo, concordo que bloqueiar alguém é realmente uma coisa” infantil” porque vai depender do motivo que levou o término… Mas bloqueado ajuda bastante quem ainda está sofrendo com a perda. Na minha opinião!

    1. Com certeza não é uma decisão fácil, não é mesmo, Lucileide? O caminho a tomar depende muito da experiência de cada um, mas é sempre necessário fazer uma reflexão desses assuntos!

  • E quando o ex. bloqueia e faz um face falso pra acompanhar? Eu acho que é infantilidade por parte dele.

  • Eu deleto mesmo, infantil é fingir uma coisa que não é.somos feitos de emoções, pra que ser equilibrada num momento desses, e fingir que nada nos abala. Eu deleto pela minha felicidade e pela minha saúde emocional e o que ou outros vão achar isso não me interessa, o importante é eu estar bem!

  • Fui eu que deixei o meu ex, mas sou eu que estou de coração destroçado. Custa-me ver no facebook dele certas coisas, ainda mais quando vejo que ele mete like no que muita gente posta, mas não metia no que eu postava quando ainda eramos casal. Cheguei à conclusão que ele nunca me amou, mas não consigo me desapegar do sofrimento que isso me causa porque eu o amava, porque infelizmente ainda amo e eu até queria apagar, bloquear, mas temos uma filha juntos. Não sei como fazer para não sofrer tanto.

  • Eu decidi termina com meu ex não quis bloquea-lo mesmo vendo coisas que me machuca mais ja estou conciente que não volto mais. E se depender de mim somos amigos. Ele não foi namoro virtual. Tudo que eu le achei legal e tudo a ver comigo. Bjs bom dia a todos

  • Sofri e sofro com o término do meu relacionamento, tentei ser amiga dessa pessoa mas no início do término ela me evitava e sempre falava que queria ser minha amiga e eu que não queria…brigamos, bloqueei de tudo e pedi para me bloquear também… me arrependi, parece que a pessoa tinha morrido, implorei para me desbloquear, liguei várias vezes, mandei e-mail e nada, pedi amigos para ela me desbloquear e nada, tudo bem, tinha que engolir que tinha acabado tudo…..chorei….quando estava sossegando um dia a vi on-line do WhatsApp, que alívio! Como me senti bem só por isso, também não chamei no zap, depois vi fotos…Para minha surpresa recebi mensagem no z ap…mistura de ódio e amor, fiquei sem saber o que fazer…depois nos encontramos…..para que? Me arrependi, jamais poderia ter feito isso, voltou todo o sofrimento….sumimos de novo…para minha surpresa de novo recebi um e-mail já que eu tinha bloqueado tudo e sobrado apenas o e-mail…falei o mínimo e sumimos de novo….passa tempo recebo outro e-mail…meu sentimento de orgulho e amor volta. Até hoje fico nessa, não tenho no meu contato mas continua aparecendo para mim, quando não via foto ou visto por último estava tudo bem, mas depois que fiquei vendo, agora fico nessa de olhar o visto por último e foto, isso as vezes me alivia e as vezes me trás sofrimento, o que mais quero é sumir e não ver nada da pessoa mas quando tenho oportunidade de ver algo fico cutucando mesmo que as vezes passo mal.
    Abraços

  • Bom,gostaria de saber o seguinte:eu estava em um relacionamento ha 3 anos,já nos separamos uma 3 vezes também,e não sou que termino,porem sempre quanto eu me recupero, não de forma totalmente,quando to conseguindo na verdade e quando ela fica sabendo que estou me envolvendo com alguém ela me procura mostrando que está sofrendo e quer voltar e tals. E,toda vez eu volto,más não sei se realmente quero passar por isso mais uma vez. Eu sinto que ainda existe sentimento,mais tenho medo,por que os términos me abalado muito,e eu fico sem estrutura alguma.Queria saber se deve dar mais outra chance,ou se deve continuar sem voltar?Estou muito confusa,

  • GOSTEI MUITO DO CONSELHO, POIS EU CONCORDO EM BLOQUEAR POIS O SOFRIMENTO É MENOR,

  • Muitas vezes ex namorados(as), querem continuar amigos apenas para marcar assento na na vida do outro ou deixa-lo em stand by. Por isso cada caso é um caso, e se o convivio causa tristeza ou sofrimento. Bloqueia sim!!!Porque não? A vida precisa sequir e nessta hora o importante não e o que os outros vão pensar mas aquilo que e melhor pra si, pra sua saúde emocional

  • E as fotos? Com dias, meses, anos de relacionamento… como lidar com as fotos? Exclui uma a uma? Exclui o perfil?

  • Deletar seria a melhor maneira de tentar um novo recomeço, se acabou o relacionamento não vejo que guardar coisas passadas…

  • Minha ex me manda mensagem quase tdos dias, dando impressão de querer voltar ate ja me veio em mente bloquea-la, mas acho melhor não, um dia ela me fez feliz e espero que tenhamos uma boa amizade

  • Kkkk. Pura verdade. Já terminei com uma guria e simplesmente apaguei o contato. N queria ver se tava feliz ou n, para n causar aquele arrependimento. No entanto, em um outro relacionamento foi o contrário,mesmo tendo outros canais de comunicação, como o email ou face, até ligação mesmo, porém nunca fiz, n por orgulho, mas por entender que quando alguém quer ir, devemos deixar-lo partir. Mas de início, isso doeu. Rsrs

  • Estou passando por essa situação.
    Mas acabou acabou
    Exclui de tudo
    Não me interessa ver como ele está.
    Ainda dói.mas estou superando
    É o melhor caminho pra não gerar expectativas.
    Minha opinião.
    Amei muito a ele.
    Mas amo mais a mim

  • Na minha opinião, acho melhor bloquear e deletar.. Por que. Doi demais, ver alguem que ja gostamos c outra pessoa..
    Eu percebei que tive que me afastar do lugares que ele ia.. E tambem de ouvir musicas e filmes romanticos.. E o momento que vc vive um luto…
    Mas c o tempo tudo passa. Ate hj tenho dificuldade de me relacionar c o ex..

  • Muito bom o texto…me oriente por favor…e se meu Ex é meu primo de terceiro grau que conheci a pouco tempo e quando nos conhecemos, ficamos mas terminamos porque moramos em cidades diferentes e não tínhamos tempo para ficar junto …eu terminei porque o queria mais presente…me arrependi e ele disse que não quer criar expectativas pois ele nao conseguirá ter tempo como eu gostaria…tenho 40 anos ele 36 ..ficamos de rolo por apenas 3 meses …não o bloqueiei…mas confesso não conseguir falar com ele mais….e é meu primo…vamos nos sempre que haver encontros familiares maiores…eu não queria perder o vínculo da familia que acabara de conhecer….meus tios e primos de outra cidade porque o relacionamento com meu primo nao deu certo como eu gostaria….. me ajude.

  • Nenhum termino de relacionamento é bom, por melhor que seja!!!
    O problema é a culpabilidade!!! Quem causou esse rompimento?? Sempre um estará certo e outro errado!!!
    O SEGREDO É O SEGUINTE:
    – Foque no seu trabalho
    – Salve suas fotos e imagens em um pendente e guarde por 12 meses (caso não retornem, exclua todos definitivamente). Segredo: Nem pense nesses 12 meses curtir!!! Vc vai ficar muito pior!!!
    – Saia com amigos que só te eleve a auto-estima!!! Mas quando estiver deprimido, peça ao seu melhor amigo, para só escuta-lo!!!
    – Livros e Viagens sozinho, nesse momento, não é uma boa pedida!!! Vais lembrar!!!
    – Nesse tempo faça uma auto-análise e procure aprender a ser melhor: tanto para não cometer mais erros como exercer o PERDÃO! !!
    – Depois que se curar entre de cabeça em um novo relacionamento.
    Boa sorte!!!

  • O meu namorado terminou comigo eu tô sofrendo ele nem que conversar comigo

  • Estou passando por isso. Sempre mantive contato com ex, mas atualmente e pela primeira vez preferir bloquear ela no whatts, face, sair de grupos que ela frequenta. Não estava conseguindo ser só amigo, estava sofrendo muito. Sofro por não ter notícias, mas acho que vai ser melhor zonzo momento. Quem sabe um dia consigo ter um relacionamento bom novamente com ela, relacionamento no sentido de amizade.

  • Maturidade é a palavra, não bloqueio e não sou bloqueada pelo meu ex, casamento de 20 anos, uma filha, temos respeito e consideração, não dá pra apagar o que tu viveu, faz parte de vc, principalmente tendo filho no meio, as pretendentes à namorada não aceitam nossa proximidade e surtam mas só queremos manter com civilidade uma boa relação e 20 anos não são 20 dias.

    1. Oi, Flávio! Tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado! Aproveite e confira outras matérias. 🙂

  • Matéria ridícula. As pessoas colocam rede social como parte importante de vida e existência. As pessoas mais interessantes e inteligentes não se importam tanto com rede social . O mundo coloca rede mentirosa e a mídia reforça essa pobreza de espírito. E relacionamento acabou acabou. Único amigo de ex é quem foi traído e tem esperança de voltar.

  • É muito difícil,sai de um relacionamento de 17 anos,bloquei a ex,mas ela continuava postando fotos com o atual por meios de amigos,então resolvi dar um tempo de visitar meu face.Usar só o watts ajuda muito,nestes casos,mas como temos 2 filhos,o encontro não e fácil,mas temos q saber separar as coisas,tudo passa,pode demorar mais passa

  • Eu nunca deletei meu ex,e não tenho coragem de fazer isso,nos somos amigos igual como éramos antes da gente namorar

  • A minha dor aconteceu há três dias, onde após uma viagem de apenas um mês para cuidar da minha irmã, ele se revelou que havia se envolvido com outra mulher. Foram três anos de história que se acabou tão rapidamente onde até hoje não acredito. O pior , fizemos amor ao chegar e no dia seguinte veio a revelação. Ele disse que confessando se sentiria mais aliviado. Eu pergunto: o de estava o amor que eu deixei e que em tão pouco espaço de tempo transfomou-se em desilusão. E ele chorando me confessa, que está sofrendo por essa separação e quer manter amizade. Dar pra entender!!sobre a rede social, é inevitável não ficar fucando. Mas como ele é discreto seu que não irá expor nada. Mas acho que o tempo vai cicatrizar essa ferida e tudo não terá mais importância. Quanto a mim, tenho a família pra me apoiar e os amigos para me alegrar. Vida que segue…

  • Estou sofrendo muito. Depois de 30 anos reencontrei, e agora me deixou. Me bloqueou em tudo. Tenho o número do telefone, mas não atende. Foi bom que ele bloqueou. Mas dói demaissss.

  • Gostaria de saber se existem leis que obriga a meu marido manter a ex desbloqueado no whastsapp por conta deles terem filhos menores juntos

    1. Oi, Alzenira. Para sanar esta dúvida, recomendamos que consulte um profissional da área. Ele poderá esclarecer esse ponto para você. 🙂

  • Hoje fiquei pensando em bloquear meu ex kkk quem terminou foi eu, depois de muita briga, eu o amo mas ele não me fazia bem, depois do fim eu sentir alívio e tristeza, eu escolhi isso e não abro mão. Eu prefiro que ele continue lá e eu vou superar aos poucos, se eu excluo eu fico pior e vou querer ir atras de novo. Me conheço. Vejo ele já flertando, curtindo e comentando fotos de outras mulheres, só não me doi mais, acho que quem ama deixa a pessoa ser feliz do jeito dela, nada como o tempo.

    1. Olá Elena, obrigado por compartilhar sua história com a gente. O importante é sempre estar bem consigo mesma né? Dá uma olhada também nos nossos textos sobre bem-estar e mindfulness 🙂

  • Conhecer uma pessoa a 8 anos, sempre morei com minha mãe e meus filhos, hoje minha mãe já tá bem debilitada, mais entre isso e vindas com o meu ex, dessa vez terminei e ele aceitou a separação mais queria ficar mandando mensagem de bom dia, perguntando como eu tava, fazia chamada ade vídeo, enfim, tava me sentindo desconfortável aí decidir bloquear, fiz mal?

    1. Oi, Maria! Tudo bem?
      Obrigada por compartilhar sua história com a gente!
      Olha, acreditamos que quando uma pessoa não quer, é importante que haja o respeito entre as duas partes para não gerar esse tipo de desgaste. Porque, nesse caso, não teria havido nem a necessidade do bloqueio, não é mesmo?
      A tendência é de que com o tempo as coisas sempre se ajeitem. Esperamos que você permaneça bem.
      O Dialogando agradece sua visita!
      Abraços.

  • Complicado mesmo, passei 3 meses em um relacionamento à distância com um homem que parecia ter muito em comum comigo, ele sempre era carinhoso e dizia coisas fortes como “você é a pessoa mais importante para mim”, “Eu não era tão feliz antes de te conhecer”. Do dia para a noite começou a ficar mais ausente, depois confessou que estava apaixonado por uma mulher que conheceu na Internet que vive bem mais próximo a ele. Então, o bloqueei de tudo e agora decidi sair dos grupos que ele está também.

    1. Ana! Às vezes a distância é o melhor caminho para a gente curar as decepções amorosas mesmo. Uma hora, tudo passa. E quando vamos ver, já encontramos alguém que esteja mais alinhado às nossas expectativas. Obrigada por compartilhar conosco sua história, e bola pra frente! Abraços =]

  • Adorei o texto 😃.
    O meu caso é bem diferente voltou com a ex. Optamos por não ter redes sociais em comum a única era Instagram e na altura retiramos da lista de amigos e até se meteu offline. Respeitei óbvio , há um mês alterou para online. Eu tenho a minha vida reparei mas não liguei agora bloqueou me totalmente.
    Coisa que não entendo pois eu estou em silêncio não incomodo e fez uma opção. Causa me curiosidade esta atitude. Obrigada pelo seu trabalho adorei.

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica