3 Dicas de Como Controlar o Ciúmes que Irão te Ajudar

2 de junho de 2017

Nos dias atuais é inevitável sentir ciúmes da pessoa que amamos, pois com a chegada das redes sociais, ficou muito mais fácil interagir com pessoas desconhecidas e criar novos círculos de amizades. Mas como controlar o ciúmes nessas situações? Essa é uma pergunta que você com certeza já deve ter feito!

Pensando nisso, o Dialogando criou esse texto com 3 dicas de como controlar o ciúmes que irão te ajudar nesse momento, auxiliando para um bom relacionamento a dois. Continue lendo para descobrir!

Estudo do Ciúmes

O ciúme pode ser caracterizado como um estado emocional do ser humano, que é provocado pela falta de exclusividade do sentimento, falta de confiança ou até medo de perder o parceiro.

Este é um sentimento que é mais comum em relações conjugais por exemplo, onde a pessoa pode sentir-se incomodada ao notar que seu cônjuge está dando uma atenção maior a outras pessoas que para ele.

Apesar de ser um sentimento natural do ser humano, o ciúme pode causar diversos problemas na relação quando se torna doentio, gerando brigas entre o casal e dificultando a convivência entre os dois.

Com toda a certeza não foi a internet que originou o ciúme e a possibilidade de vigiar ou investigar a vida de alguém – que hoje chamamos de stalkear –, mas ela com certeza possibilita que algumas pessoas alimentem ainda mais sua insegurança com seus parceiros.

Insegurança essa que muitos psicólogos evolucionistas, como David Buss, afirmam que tinha um motivo de existir antigamente: garantir o sucesso reprodutivo de nossa espécie.

Já para Ailton Amélio, que leciona a disciplina de Relacionamento Amoroso na USP (Universidade de São Paulo), a completa ausência do ciúme é sinal de que não há vínculo afetivo, pois um pouquinho de ciúme é “sinal de amor”. Mas este sentimento só funcionaria sendo pequeno e proporcional aos riscos de traição.

Sendo algo natural e que pode ser saudável para as relações humanas, como perceber se não há exageros? O que fazer para sofrer menos com esse sentimento? E caso ele seja exagerado, como controlar o ciúmes?

Essas são algumas perguntas que muitas pessoas fazem ao procurar um psicólogo para realizar um tratamento de como controlar o ciúmes. Porém para respondê-las é necessário ir a fundo na questão, para entender os motivos que levam essa pessoa a sentir insegurança por parte do parceiro (a) e, em seguida, realizar um tratamento adequado para a situação.

Tipos de Ciúmes

Dentre os principais tipos de ciúmes podemos citar:

  • Ciúmes saudável – é o tipo de ciúmes que não sufoca o parceiro, porém demonstra que se importa e que cuida de quem está ao lado;
  • Ciúmes passivo – aquele em que a pessoa tem o sentimento de ciúmes pelo parceiro porém não fala nada a respeito, podendo prejudicar-se psicologicamente;
  • Ciúmes doentio – e o tipo de ciúmes no qual a pessoa torna-se violenta por conta da desconfiança que sente pelo parceiro, gerando brigas na relação e também prejudicando-se psicologicamente;
  • Ciúmes possessivo – este é o tipo de ciúmes, onde a pessoa sente-se dona do parceiro, querendo controlar todos os seus passos e vive cobrando fidelidade do mesmo.

Dicas de Como Controlar o Ciúmes

Separamos 3 dicas da psicóloga clínica Dra. Christina Hibbert, especialista em saúde mental feminina e desenvolvimento pessoal, sobre como controlar o ciúmes, confira abaixo:

  1. Saiba reconhecer o ciúme e então aprender com ele

O primeiro passo para aprender a como controlar o ciúmes é reconhecer o sentimento de posse, pois percebê-lo já diminui a força e abre a porta para você se conhecer melhor e, até mesmo, impulsionar seu crescimento.

Por exemplo: caso você sinta ciúme de um amiga(o) de seu(a) namorado(a) que pinta no momento em que ele(a) comenta na página dele admirando-a(o), deixe a rede social um pouco de lado e se inscreva num curso de pintura, isso pode provar para você mesmo que é normal ser elogiado por um trabalho.

  1. Deixe que o sentimento de ciúmes possessivo saia de você

No momento de lidar com o ciúmes possessivo, a respiração é um dos melhores métodos para acalmar a mente.

Ou seja, caso você se sinta inseguro e ansioso para dar uma espiada no celular do companheiro, por exemplo, diga a si mesmo: “eu não preciso dessa emoção”. E lembre-se da dica da Dra. Hibbert:

“respire profundamente e imagine que o ciúme é uma energia dentro de você, que ao expirar ela está indo embora. Repita o quanto necessitar”.

Essa é uma ótima maneira de como controlar o ciúmes, acalmando a mente e automaticamente, melhorando o sentimento de insegurança.

  1. Lembre a si mesmo seus pontos fortes

Pensando no exemplo da primeira dica de como controlar o ciúmes, você pode até não saber tocar violão, mas sabe fazer reparos em equipamentos elétricos da casa.

Ou não tem o corpo bem definido como de alguém que seu parceiro segue no Instagram, mas sabe tudo sobre as últimas séries lançadas por serviços de streaming.

Esses tipos de pensamento ajudam a lembrar que, todo mundo tem suas forças e fraquezas. Pode parecer óbvio, mas em momentos de ciúmes é muito comum achar que a outra pessoa é melhor, quando na verdade ela é apenas diferente.

Conclusão

Saber como controlar o ciúmes, pode até ser difícil, porém, não é impossível! O mais importante é olhar para a sua relação e analisar se ela foi construída na base da confiança ou de segredos. E, a partir daí, deixar de seguir cada passo on-line do seu companheiro(a) e começar a caminhar lado a lado com ele(a).

Assim, será muito mais fácil sentir-se seguro e livrar-se do ciúme doentio que pode atrapalhar não só a relação a dois, mas seu psicológico como um todo!

Por isso, leve seu relacionamento na base da confiança, desencane um pouco das redes sociais e caso ainda assim não consiga controlar seu ciúmes de uma vez por todas, procure ajuda de um especialista e converse numa boa com seu parceiro, para que juntos vocês possam chegar num acordo que seja agradável para ambos!

Fonte: Dialogando - 3 Dicas de Como Controlar o Ciúmes que Irão te Ajudar Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário(s)

  • Verdades! Mas quando perceber que o ciúme está dominando os seus sentimentos, lembre-se que o “racional ” tem que prevalecer !

  • Bom, até que gostei mas acho que se for pra eu tentar aprender a fazer aquilo que ainda não sabia por causa do ciúme daqui a pouco já nem saberei mais se vale a pena porque imagina quantas pessoas diferentes de mim sabem e são o que eu não sou,vou viver pra tentar ser quem não teria vontade de ser e fazer o que nem interesso aprender. …

  • Nossa eu amei as dicas pois sinto muito ciumes desnecessario obg..agora é so respirar fundo e cassa alguma coisa pra fazer né kk..

    1. Ficamos contentes em saber que pudemos ajudar, Eloiza! Acompanhe o site para mais dicas bacanas ?

  • Gostei muito das dicas e gostaria de receber mais dicas, preciso mim curar sou tenho muito ciúmes.
    Olho o celular dele quero sempre saber de quem é cada mensagem que chega, estou mau a ponto de não querer mais esse relacionamento.

  • Antes eu não tinha ciumes era bem segura depois de 12 anos de relacionamento estou me sentindo um pouco insegura. Adorei as dicas vou levar comigo.

    1. Confira outros textos no Dialogando, Mayra! Quem sabe não encontra mais dicas que possam ajudá-la? ?

    1. Muito obrigado pelo elogio, Cléber! Se você gostou desse texto, recomendamos dar uma passadinha na seção de Educação também ?

  • O ciúme é auto-destrutivo, o ciúme ele não só destrói sua auto-estima como a outra pessoa q vive este relacionamento doentio.
    Erguer a cabeça e olhar pra frente são as diferenças q te fez especial nesta relação

  • Améi ,, isso pode ajudar a muitos relacionamentos q o ciúmes está destruindo.e ciúmes exagerado não é necessário … tudo de mas é veneno.

  • Olha tudo depende de como a pessoa age referente a voce tem pessoas que tem ciumes porque o parceiro causa a situacao; nao querendo apare er com vc em publico nao falando que e sua namorada, nao te mostrando para seus parentes nem assumido um compromsso em publico; ai vem o ciumes pois qualquer um se torna uma ameaca constante e pode virar uma parNoiA

  • Sou casada a dois anos e meio não tenho ciúme não pego no pé dele não cobro nada não vasculha o celular sou de Boa!! Isso é normal mas ele é diferente de mim pergunta tudo e fiz aonde eu vou…Wuero sugestão..

    1. Ótima atitude, Sarah! Quem sabe se você compartilhar esse texto do Dialogando, ele não passa a praticar as dicas? ?

  • como controlar meu ciúme,uma vez quando ela está no celular,sempre acho que ela está sempre marcando alguma coisa

  • Infelizmente por ter sido traída uma vez a três anos atrás, carrego esse fardo nas minhas costas como se fosse ontem estou com ele e ele mudou mas não consigo esquecer e sempre acho que pode ter alguém na vida dele sou muito insegura e isso esse ciumes até dos irmãos parentes isso já me dominou como me livrar disso

    1. Se as dicas do nosso texto não puderam te ajudar com o seu problema, recomendamos buscar ajuda através do Disque Saúde, discando 136 no seu telefone. Você pode apresentar a sua queixa e solicitar ajuda, e eles irão orientar como e onde você pode obter ajuda pelo SUS.

  • Não acredito que fazer um curso de pintura neste caso vai ajudar alguém, porque na realidade se ela estiver afim do cara ela não vai estar nem aí se eu fizer um curso de pintura, não vai nem elogiar os meus quadros e isso fazer gerar mais conflitos. e se ela estiver apenas elogiando os quadros Por que gostou eu é que não vou fazer um curso de pintura por causa disso, ela então que continue elogiando os quadros dele não tô nem aí.

  • Um ditado muito antigo diz “” Se tú não confias na tua mulher, não adianta prendê-la no guarda-roupas, porque ela te trai com o cabide !! “” – Por cômico que possa parecer, é um aviso de que nada impede que a cara-metade de repente venha a se interessar por outra(s) pessoa(s). Ninguém muda de uma hora para outra, isso é gradativo e perfeitamente perceptível. Não esquente a cabeça. Se um dia tú tiveres dúvida sobre a fidelidade da tua mulher, larga logo e descomplica a coisa, porque mesmo que ela seja certinha, a tua idéia fará com que a relação vá pro brejo. Nunca discuta por isso, só vire as costas e saia.

  • O ciumes e algo tão ruim pois acaba com a nossa auto estima…eu achava que todos eram melhores que eu e acreditava nisso confesso que ate hoje tenho duvidas…porem aceitando o problema e encarando de frente percebi que outras pessoas viam muitas qualidades em mim tambem…e com isso me senti melhor e mais seguro pois comecei a aprender a me valorizar como ser e a apreciar minhas qualidades antes renegadas…mas vejo que o pior trauma causado sao as comparações quando a outra pessoa nao tem a sensibilidade e o cuidado de com esse comportamento causar traumas e feridas expostas que dificilmente irão um dia cicatrizar… Eu ainda sofro por ciumes e baixo estima …porem nao desisto de lutar …um dia de cada vez…ja fui viciado nisso e percebo hoje o quanto e danoso…boa sorte a todos que passam por isso…Beijo no coração e ergam a cabeça …voçes merecem viver melhor e mais do que isso !

    1. Ricardo, ficamos muito felizes em saber que hoje você está melhor! Desejamos tudo de bom a você e a todos que também desejam melhorar ?

  • lacro por que muitos pessoas perdem a cabeça por causa de ciumes principalmente em relcionamento mais esse nao e o meu caso bjss

  • Sou muito ciumenta queria mto melhorar nisso pois isso me faz mto mal.adorei suas dicas vou tentar pôr em prática

  • Sou mt ciumenta. Chego a bater no meu marido, brigo mt, sou mt insegura. Ja tentei controlar mas nao consegui. Smp q vejo ele de papinho com outra vou la e me rebaixo.
    Por favor me ajudem

    1. Se as dicas do nosso texto não puderam te ajudar com o seu problema, recomendamos buscar ajuda através do Disque Saúde, discando 136 no seu telefone. Você pode apresentar a sua queixa e solicitar ajuda, e eles irão orientar como e onde você pode obter ajuda pelo SUS.

  • Sou muito ciumenta. Vasculho celular e etc. … Não consigo desapegar… Lágrimas
    24 anos de casamento, dá pra acreditar! !!!!!!

  • “-ola a todos!
    vou comentar em tom de afirmação (pois é que o que acredito, não porque escolhi acreditar, como se escolhe uma religião, ou estilo de vida… mas sim porque é como são), mas entendam como opinião.
    David Buss estava certo (ainda bem que inventaram os contraceptivos)!
    -Respirar fundo. Dentre as dicas citadas certamente é a melhor, pois desacelera o coração, logo acalma.
    -ciúme é um sentimento(medo, insegurança) . Sim, um sentimento provocado , que só tem efeito em nós se sentirmos atração física por quem o provoca. Quando alguém lhe provoca esse sentimento de propósito, entenda que a atração é recíproca. Mas se provocar involuntariamente, é bem provável que a atração seja pelo outro (a). Por isso (quando se deparar com esse sentimento) não se deve ignorar, deve-se entender como um aviso, aviso de ATENÇÃO, e prestar atenção.
    No exemplo -ciumes do amigo da namorada (ela faz comentários nas obras do amigo), preste atenção como ela se comporta quando outra mulher comenta as obras de seu amigo. Se ela comentar com vc -nossa, estou feliz que meu amigo esteja fazendo sussesso! relaxe (esta tudo bem), é só respirar fundo mesmo. Mas se ela -ficar stressada com os comentários, (mãozinha no rosto, rsrs) é GAME OVER.
    Quando se entende que o ciúmes é um sentimento provocado, um casal que se atrai, ja mais terão problemas (em ralação a ciúmes).
    como evitar provocar esse sentimento: não conversar com outro(a) sem presença do parceiro(a); elogios, comentários, bom dia, boa noite desnecessários; nas redes sociais evitar add novas pessoas que não seja intima do casal (sarna pra se coçar); quando passar por alguém realmente atraente, comente: -olha como ele(a) se veste bem… (ou o que lhe atraiu) ao invés de comentar com amigo(a) ao lado: – hei! olha, que gato(a).
    Enfim…
    Existe dois mundos, – o da Ilusão (psicologia, filosofia, palavras e versos bonitos). e – o da realidade ( como as coisas são, pessoas agem e reagem de fato).
    Sendo bem realista -somos animais racionais, onde o Belo se destaca.
    Portanto se você não se considera bonito(a), viva na ilusão (você vai sofrer, mas sofrerá menos)!
    Se você se considera bonito(a), seja realista (difícilmente sofrera! a menos que esteja usando perfume e as roupas erradas ou que seja uma(a) babaca).
    Sou só um Cara, de 38 anos, feio, realista, solteiro (que dúvida , carinha com olhinho para cima), sem curso superior, e ensino medio incompleto.
    Imaginem como eu sofro, chega a ser engraçado -as mais novas tentando me convencer que não é pelo dinheiro! -as mais velhas tentando me convencer que é porque sou legal, mais interessante do que um de 50 anos!

    Estou escrevendo um Ebook, (pelo menos tentando) minha falta de formação, dificulta na organização do assunto dentro da obra, os assuntos ficam misturados. Mas vai dar tudo certo.
    Ja fiz várias pesquisas, e me parece que sou o único que consegue sair do mundo e ficar sentado na arquibancada assistindo o show.

    Abraço do Adi

  • Por orgulho deixei o ciúme tomar conta de mim, por pouco perdia a pessoa que tanto amo,deixei meu orgulho de lado corri enquanto ainda havia tempo para ter o meu amor de volta.

  • Sou muito ciumenta não sei como fazer. Me acho a mulher mais feia e mal feita do mundo. Não sei mais o que fazer.

  • Eu amei uma pessoa mais do que a mim mesmo e pra falar a verdade parecia qui era ciumes mais eu só queria ajudar e tanto que quando eu fui em bora eu senti a sua falta mais não fiz questão de dar mais nem uma opinião quem ama liberta sofre em paz cime sim e importante para mostra o quanto você ama e quando alguém ti ama ao mesmo tanto você e retribuido tambem da mesma maneira

  • Desde que me conheço por gente aprendi a extiguir esse sentimento porque fazia me sentir fragilizada, e com o passar dos anos conssegui, o metodo que usei foi;criar um penssamento de que nao sou dona de absolutamente nada nesta vida e repetia por varias vezes seguidas e tds os dias sem interropçoes deu certo,não me apego a nada portanto não sinto medo da perda, que gera a inssegurança, ciumes etc

  • Oi me ajudou muito ler isso ,mas sei q preciso de muito mais , cada dia que passa perco mais o controle ja não consigo lhe dar com isso

  • Gostaria q me indicasse um livro para eu ler . pois achei interessante suas dicas , mas ocupar a mente num livro è ótimo tbm . obg

  • E quando a pessoa tem ciúmes de que o marido veja pornografia e se masturbar? E ai esse ciúme começa a vir pra vida pessoal com ciúmes dele olhar pra mulheres de saia curta ou roupa indecente na rua? O que fazer? Tenho ciúmes apenas de putaria não dele ter amigos ou conversar com pessoas honestas e decentes.

  • Meu ciúmes é horrível,mas já dei uma bofetada nele,me arrependi e pedi perdão! Deixei claro que amo mas se me fizer de besta não vou mais ter essas cenas de gente louca que fiz…vou abandona- lo e não olhar mais pra trás….aí ele começou a evitar de olhar para outras mulheres na minha frente!! Por isso eu dei a bofetada porque estava com o amigo na minha frente olhando para outras e não gostei desta atitude!! Terminou comigo…depois expliquei o porque fiz aquilo,sabendo que iria perde-se lo….mas no outro dia voltou comigo!!!e adepoia disso eu dito as regras….se não me respeitar eu não vou mais brigar,vou trocar por outro….aí tudo mudou entre nós!! Ele ainda olha,mas não como antes!!! Consigo Controlar meu ciúmes agora,mas aviso logo! Quer levar outra bofetada…aí ele evita de olhar na minha frente e eu também evito de olhar,porque eu também olhava pra outros caras na frente dele…eu também deixei de ser galinha!! Rsrs

  • Engraçado que é só o homem que é pouco confiável.
    Não existe mais isto,as mulheres também estão no mesmo nível.

    1. Legal, Vera! Acompanhe sim e compartilhe com seus amigos as matérias que achar interessante. 😉

    1. Oi, Fernando! Obrigado pelo seu comentário, e que bom que você está gostando dos nossos conteúdos <3

  • Muito difícil, já tentei parar não eh fácil sentir ciúmes possessivo, obsercados por ciumes ,só n qria sentir isso ta muito difícil ,aquela raiva te domina ???

    1. Oi, Ediana! Quando o assunto é ciúme, temos que ficar atentos para não magoar os sentimentos do outro, não é mesmo? Obrigado pelo seu comentário! 🙂

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica