qual-o-impacto-do-uso-do-celular-no-transito qual-o-impacto-do-uso-do-celular-no-transito

Qual o impacto do uso do celular no trânsito?

Qual o impacto do uso do celular no trânsito?

O celular veio para facilitar a nossa vida. Mas será que devemos usá-lo a qualquer momento? Como utilizá-lo quando se está no trânsito? No mundo conectado, proibir o celular no trânsito pode se tornar obsoleto?

Os avanços tecnológicos geram novos comportamentos e, por tabela, levantam novas questões. No entanto, uma coisa hoje é certa: dependendo do uso que é feito, um aparelho celular pode causar muitos estragos enquanto estamos no trânsito.

Usar o celular no trânsito põe em risco a sua vida e de outras pessoas

Pesquisas mostram que cerca de um terço dos acidentes de trânsito no mundo são causados por distrações dentro do carro, o que inclui também o uso do celular ao dirigir.

E o motivo para isso é bastante evidente: para conduzir um veículo, precisamos ter um alto grau de atenção. Não é algo simples, e é preciso ter noção de que não estamos sozinhos nas ruas.

Segundo dados do Seguro DPVAT, são registrados cerca de 1,3 milhão de acidentes por ano relacionados ao uso de aparelhos celulares. Pior que isso é saber que 80% dos motoristas entrevistados admitem fazer uso do celular e outras tecnologias que geram distração ao volante.

De acordo com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, a pessoa que digita uma mensagem de texto enquanto dirige aumenta em 23 vezes a chance de sofrer ou causar um acidente, enquanto que uma ligação aumenta 6 vezes essa chance.

Como usar o GPS de forma segura?

Uma questão também recorrente é sobre o uso do GPS, que se mostra essencial hoje em dia. Mas ele também pode nos distrair, principalmente se não tivermos no carro um suporte para o celular.

Como proceder? A dica, nesse caso, é digitar o trajeto quando o carro ainda está parado. É importante ter o hábito de manter um planejamento nesse sentido. Afinal, com um grau de distração crescente ao nosso redor, precisamos pensar em maneiras concretas para mantermos a segurança.

*A Vivo apoia o Movimento Maio Amarelo – que promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Nos se esqueça de fazer seu comentário e conscientize-se sobre o Movimento Maio Amarelo!

Fonte: Dialogando - Qual o impacto do uso do celular no trânsito? (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Qual o impacto do uso do celular no trânsito? 2019-12-16 14:25:12
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)