pense-grande pense-grande

O empreendedorismo social do programa Pense Grande

O empreendedorismo social do programa Pense Grande

A tecnologia é a principal ferramenta para a bandeira de transformação da sociedade levantada pelo programa Pense Grande, uma iniciativa que tem como missão difundir e contagiar jovens, especialmente da periferia, com o espírito do empreendedorismo social.

Fundado em 2013, o programa tinha em mãos um desafio: como impactar esses jovens de maneira efetiva e conseguir oferecer uma metodologia de educação empreendedora que embasasse negócios digitais e inovadores de sucesso.

O primeiro passo para vencer o desafio foi adaptar a linguagem de divulgação do projeto de acordo com o público-alvo. Como a tecnologia é parte da essência do programa, é a partir dela que surgiram as soluções: foram desenvolvidos vídeos conceito – um deles protagonizado pela poeta Mel Duarte e o primeiro chatbot brasileiro para o terceiro setor, o Deco.

Todo o processo de criação contou com a participação de 10 jovens da periferia de São Paulo como consultores de linguagem e criação, garantindo que o tom e a linguagem fosse adequados. 

Já a parte pedagógica se estruturou de modo a conduzir os participantes pelas fases de descoberta, criação e desenvolvimento de seu empreendimento. A consistência dessa formação foi garantida pela padronização da metodologia empreendedora desenvolvida, assegurando qualidade para os jovens dos três territórios de atuação até o momento (Periferia de São Paulo – SP, Santarém – PA e Vale do Jequitinhonha – MG).

Estrutura do programa Pense Grande

pense-grande
Fonte: Dialogando - O empreendedorismo social do programa Pense Grande (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
O empreendedorismo social do programa Pense Grande 2020-02-27 19:56:49
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)