faca-voce-mesmo-quarentena faca-voce-mesmo-quarentena

Faça você mesmo: cinco dicas de conteúdo DIY para aproveitar na quarentena

Campanha: Coronavírus

Faça você mesmo: cinco dicas de conteúdo DIY para aproveitar na quarentena

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, as pessoas procuram formas de se distraírem e se entreterem em casa, e uma boa opção pode ser o DIY (sigla em inglês para o termo Do It Yourself, faça você mesmo em português). A atividade consiste em criar, produzir ou reformar objetos e itens diversos por conta própria, sem a necessidade de contratação de um profissional.

Costurar roupas novas, reformar móveis antigos, pintar paredes em casa e criar objetos a partir de embalagens recicláveis  são exemplos de atividades que podem ser consideradas DIY. A ideia, além da economia financeira, é que novas habilidades sejam desenvolvidas pelos participantes – como pintura, desenho e decoração – e também ser um excelente passatempo.

faca-voce-mesmo-quarentena

Ideias de projetos DIY

  • Máscaras de tecido caseiras

Por conta da COVID-19, a recomendação do uso de máscaras descartáveis pela população para evitar a disseminação do vírus causou a rápida escassez do produto nas farmácias. Por conta disso, diversos canais do YouTube e blogs começaram a criar tutoriais DIY ensinando a fazer máscaras de tecido em casa. Existem opções de tutoriais para máscaras sem elástico, sem costura e modelos dupla face.

  • Itens domésticos

De cesto de roupa para lavanderia a aparadores e racks para TV, a variedade de itens domésticos que podem ser criados em projetos DIY é enorme. O DIY Core é um canal comandado pela designer de interiores Karla Amadori, no qual ela se propõe a inspirar e dar dicas de decoração para deixar a casa dos seus inscritos mais bonita.

Já no canal da Maddu Magalhães, artista plástica com mais de dois milhões de inscritos, ela ensina a transformar móveis usados ou quebrados em itens praticamente novos, com uma temática voltada para a cultura pop. Entre os vídeos, ela mostra como transformar uma gaveta antiga em uma bandeja temática de La Casa de Papel, ovos de Páscoa baseados em Game of Thrones, luminária de papel de Harry Potter, entre outros.

  • Brinquedos

Brinquedos para crianças (e até mesmo para animais de estimação) estão entre as possibilidades do DIY. Com mais de 30 milhões de inscritos no seu canal no YouTube, a norte-americana Joy Cho tem várias dicas para pais e mães desenvolverem brinquedos e jogos para os filhos. Entre os vídeos, encontramos tutoriais de como fazer fantoches de dedo, jogo da memória e até um cobertor em formato de coração.

  • Reformas e pinturas

Decorar, reformar e pintar a casa podem parecer atividades complexas, mas com a ajuda de tutoriais de DIY, os resultados podem ficar excelentes, além de ser um ótimo passatempo para fazer com a família reunida em casa. O blog Casa de Colorir é um dos mais completos blogs brasileiros de DIY para quem quer colorir um pouco os ambientes da casa. O blog foi criado pela publicitária Thalita Carvalho e fez tanto sucesso que hoje ela possui um programa próprio no canal GNT chamado Mais Cor, Por Favor, no qual ensina casais a reformarem e repaginarem a própria casa.

  • Ciências e experimentos

Já imaginou fazer óculos de realidade virtual com objetos que temos em casa? Criado pelo casal Iberê Thenório e Mari Fulfaro, o canal Manual do Mundo ensina a fazer diversos objetos interessantes, como lentes de aumento, capinha de celular, lousa caseira e luneta com PVC.

Além de todas essas dicas, um dos sites mais interessantes para encontrar inspirações de atividades DIY é o Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos que conta com diversos tutorais, que vão desde objetos de decoração a utensílios domésticos. Para filtrar os resultados, basta pesquisar pelo termo DIY no campo de busca na plataforma.

As opções de projetos DIY são bem diversas, e o melhor de tudo é que estão acessíveis por meio da internet, de forma gratuita. Com uma busca no Google usando o termo “DIY”, mais de quatro milhões de resultados são apresentados!

Além disso, o uso de embalagens e materiais recicláveis, por exemplo, pode ser uma excelente solução para evitar o aumento na produção de lixo doméstico, que vem crescendo devido à quarentena. Conte para nós quais projetos DIY você pretende fazer durante a quarentena 🙂

Fonte: Dialogando - Faça você mesmo: cinco dicas de conteúdo DIY para aproveitar na quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Faça você mesmo: cinco dicas de conteúdo DIY para aproveitar na quarentena 2020-05-04 18:17:57
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)