coronavirus-tecnologia-informacao coronavirus-tecnologia-informacao

Coronavírus: como a tecnologia e informação podem ajudar

Campanha: Coronavírus

Coronavírus: como a tecnologia e informação podem ajudar

O COVID-19, também conhecido como coronavírus, vem se espalhando pelo mundo. Recentemente, a OMS classificou a doença como pandemia – quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Desde então, as nações vêm se empenhando social e tecnologicamente para controlar a disseminação do vírus.

Além das medidas oficiais anunciadas pelas nações, como adiamento e cancelamento de eventos, algumas empresas já estão implementar home office – quando um funcionário trabalha da própria casa – para evitar que mais pessoas sejam expostas à doença.

Informação é peça importante para contenção da doença

Uma das maiores preocupações em relação à pandemia são as fake news, que podem ser tão prejudiciais quanto o próprio vírus. Desde que o surto foi classificado como epidemia o Google vem trabalhando para evitar que qualquer desinformação chegue às pessoas. No YouTube, os únicos vídeos relacionados ao COVID-19 que aparecem na página principal vêm de fontes e veículos seguros.

Além disso, o Google Ads vem removendo propagandas que tentam lucrar com o vírus de alguma forma. A empresa ainda disponibilizou gratuitamente a categoria avançada do Hangouts Meet aos assinantes da G Suite e G Suite for Education até o dia 1º de julho. Dessa forma, fica bem mais fácil fazer reuniões e melhorar a experiência home office que algumas empresas vêm adotando.

coronavirus-tecnologia-informacao

No Brasil, para ajudar a manter as pessoas informadas, o Governo anunciou recentemente o lançamento do app Coronavírus – SUS, uma plataforma para ajudar a manter a população informada sobre a doença. No aplicativo, disponível para IOS e Android, o usuário consegue realizar uma breve consulta de sintomas, encontra um mapa de unidades de saúde, recebe informações sobre prevenção e cuidados e ainda encontra uma aba de notícias que informa sobre o que está acontecendo e desmente fake news.

A Vivo tornou a navegação no aplicativo Corona Vírus SUS gratuita para todos os clientes de celular, dos planos pré e pós pago, contribuindo assim para a disseminação de notícias verdadeiras e informações úteis para a população, facilitando o acesso ao app.

O importante nesse momento é sempre buscar informações confiáveis, evitando assim a disseminação das informações falsas. O site da OMS está sendo atualizado em tempo real com relatórios mundiais e dicas de prevenção, além de contar com uma área específica para doações em solidariedade às vítimas da pandemia.

Fonte: Dialogando - Coronavírus: como a tecnologia e informação podem ajudar (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • REGINA DE ARAUJO CHAVES

    14/06/2020 21:36

    Importante informações reais e serias neste momento tão delicado.

    • Dialogando

      17/06/2020 16:35

      Obrigado pelo comentário, Regina. Nos mantermos informados é sempre importante!

Coronavírus: como a tecnologia e informação podem ajudar 2020-03-18 18:46:17
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)