como-reduzir-o-lixo-domestico como-reduzir-o-lixo-domestico

Como reduzir o lixo doméstico durante a quarentena

Como reduzir o lixo doméstico durante a quarentena

Com o isolamento social, as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa, e muitas das atividades que eram realizadas na rua passaram para dentro do lar, como trabalho e lazer. Desse modo, as pessoas estão produzindo muito mais lixo. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública – ABRELPE estima que haverá aumento de 15 a 25% na geração de resíduos domiciliares.

como-reduzir-o-lixo-domestico

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, um caminho para a solução dos problemas relacionados com a grande quantidade de lixo é apontado pelo Princípio dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REDUZIR

O primeiro passo é a redução do desperdício. Essa dica é tão importante que se desdobra em muitas das nossas ações no dia a dia:

  1. Antes de pensar em fazer compras, reorganize sua despensa, veja se não tem nada escondido ou perdido atrás de um produto maior. Muitas vezes, desperdiçamos e perdemos mantimentos por deixar sua validade expirar. Após essa conferência, faça uma lista do que realmente precisa;
  2. Se for fazer as compras pessoalmente, não se esqueça das suas sacolas retornáveis ou ecobags;
  3. Na hora de escolher os produtos, prefira os que são mais sustentáveis. Alguns produtos possuem muitas camadas de embalagens plásticas, que já produzem uma grande quantidade de lixo antes mesmo do consumo. Prefira alimentos a granel e evite bandejas de isopor. Dê preferências a embalagens de papel, já que são biodegradáveis;
  4. Muitos produtos possuem embalagens retornáveis ou reutilizáveis, que reduzem o consumo de plásticos e outros resíduos. Procure pelo símbolo indicativo de reciclagem, presente nas embalagens e sempre dê preferência a estes;
  5. O dia foi corrido e não conseguiu preparar o jantar e vai recorrer aos serviços de delivery? Prefira aqueles que utilizem embalagens e recipientes de alumínio, papel ou reutilizável. Na hora de fazer o pedido pelos aplicativos, é possível avisar ao restaurante que não deseja o envio de talheres, copos e outros materiais descartáveis.

REUTILIZAR

  1. Após o consumo dos produtos, potes de vidro ou de plástico rígido não precisam ir para o lixo. Eles podem, e devem, ser reutilizados para os mais diversos fins, desde o acondicionamento de outros alimentos perecíveis até artesanato, brinquedos e decoração da casa. Até mesmo os tubos de papelão de papel-toalha ou higiênico servem para brinquedos e artesanato.
  2. Alguns restos de alimentos também podem ser aproveitados das mais diversas maneiras. Por exemplo, cascas e embalagens de ovos servem como sementeiras para diversas sementes de frutas e vegetais que não mais precisarão ir para o lixo. Você, também, pode usar pequenos vasos e fazer uma horta caseira ou uma compostagem doméstica, reduzindo sua geração de resíduos orgânicos. Além disso, a borra de café pode ser um ótimo adubo para sua plantação.

RECICLAR

  1. E o que, de fato, precisar ir para o lixo, pode vir a ser reciclado, o que também ajuda todos. Sempre que encontrar o símbolo de reciclagem, saiba que este produto está apto para retornar à cadeia de produção. No portal eCycle, é possível conferir qual o ponto de coleta seletiva mais próximo de sua casa.
como-reduzir-o-lixo-domestico

Além do que já citamos, outros itens podem ser reciclados, como:

como-reduzir-o-lixo-domestico

Descarte de resíduos eletrônicos

Resíduos eletrônicos, cartuchos de tinta e toners de impressão, se abertos, podem soltar metais e outros produtos tóxicos que podem contaminar os solos. Celulares, cabos, modens, roteadores e decoders podem ser devolvidos nas lojas de telefonia da qual foram adquiridos, como é o caso da Vivo. Já aparelhos de médio e grande porte precisam de um descarte ainda mais adequado, encontre um posto de coleta mais próximo de você nos sites: https://www.greeneletron.org.br/localizador e http://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

Evitar desperdício e volume de lixo desnecessário é um dever de todos durante o período de isolamento social e que pode ser levado para a vida toda! Com soluções criativas, aprendemos a melhorar o consumo e descarte de nossos produtos eletrônicos, e com acesso à informação, aprendemos todos os dias dicas incríveis para aproveitar o que já temos e evitar produzir lixo que não seja necessário, contribuindo para uma sociedade mais consciente e sustentável!

Fonte: Dialogando - Como reduzir o lixo doméstico durante a quarentena (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como reduzir o lixo doméstico durante a quarentena 2020-06-02 17:05:33
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)