atitudes-que-transformam atitudes-que-transformam

Atitudes que transformam

Atitudes que transformam

O consumo compartilhado é, com certeza, uma atitude que transforma. Em recente pesquisa realizada pelo Instituto SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) – Brasil, descobriu-se que 3 em cada 10 consumidores brasileiros são conscientes.

Ao comprar, avaliam toda a cadeia produtiva: aspectos sociais e ambientais, como o produto é produzido, quais impactos são gerados e o custo benefício.

Ou seja, cada vez mais brasileiros buscam produtos que tenham o melhor impacto, seja social, ambiental e econômico. E a internet pode nos ajudar cada vez mais, com maior acesso a informação e aplicativos, conectando boas ideias e pessoas.

A diferença do consumo compartilhado

Ainda de acordo com o SPC Brasil, apenas 11% dos entrevistados afirmaram acreditar que suas atitudes individuais como reciclar e consumir com cuidado e consciência não fazem diferença na sociedade.

Diferente de algumas décadas atrás, hoje em dia cada vez mais as pessoas começam a perceber que seu comportamento individual reflete na sociedade como um todo, e que serve como exemplo para os demais indivíduos. Ou seja, toda ação responsável que fazemos, ajuda nossos amigos, familiares, colegas e vizinhos a aprenderem e se conscientizarem também!

Muitos acham que consumir conscientemente é não consumir ou consumir menos, mas não é nada disso. O consumidor consciente é aquele que sabe da importância de suas escolhas de compra e busca sempre escolher melhor e com responsabilidade.

É como optar pela compra de algo que foi produzido com respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente, com sustentabilidade e que possa durar mais – isto é, feitos com matéria-prima de qualidade.
Dica: uso compartilhado e a internet.

Para ampliar essas novas atitudes do consumo compartilhado, a internet pode ajudar muito. Já sofreu para comprar algo que sabia que iria usar muito pouco? Já pensou em compartilhar alguns produtos? Por exemplo, você sabia que uma furadeira é usada, aproximadamente, apenas 60 vezes em toda a sua vida?

Ou seja, na sua rua, prédio ou condomínio, ao invés de todos terem uma furadeira cada um, você pode combinar com outras pessoas para terem uma furadeira coletiva. Que tal criar um grupo com a família, vizinhos e amigos e compartilhar o que você tem, usa pouco, mas muitos outros também precisam?

Isso se chama consumo compartilhado e ajuda não só seu bolso, como o planeta todo! Segue uma lista de grupos e serviços que já usam e incentivam o uso compartilhado:

Conte para nós: você já divide alguma ferramenta com alguém? Se não, o que acha de dar o primeiro passo? Comente! 😉

Fonte: Dialogando - Atitudes que transformam (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Atitudes que transformam 2019-12-16 14:19:08
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)