acessibilidade-no-universo-digital acessibilidade-no-universo-digital

Acessibilidade no universo digital

Acessibilidade no universo digital

Uma internet acessível é uma internet projetada para que todos possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva na rede, e criar e contribuir para que o mundo tecnológico seja cada vez mais acessível.

A internet exerce um papel importante nas áreas de educação, negócios, comércio, governos e recreação. Uma internet acessível e que permita a participação de pessoas deficientes na sociedade é fundamental para proporcionar inclusão e oportunidades iguais para todos.

Ainda existem milhões de deficientes com acesso restrito. Atualmente, a maioria dos sites têm barreiras de acessibilidade que dificultam ou tornam impossível o acesso a essas pessoas. Por isso, é cada vez maior a participação de deficientes nessa área para a construção de sites e softwares acessíveis.

O movimento Web para Todos reúne organizações da sociedade civil para melhorar a acessibilidade na internet brasileira para pessoas com deficiência. A base do trabalho é uma plataforma que disponibiliza ferramentas para avaliar páginas e disponibilizar informações para facilitar a navegação dessa população.

O portal também está aberto para receber contribuições dos usuários, que podem relatar suas experiências de uso da rede ou trazer práticas bem-sucedidas.

O movimento tem o apoio de entidades que trabalham com pesquisa e desenvolvimento da internet, como o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Consórcio World Wide Web (W3C), de instituições que atuam com pessoas com deficiência – Fundação Dorina Nowill para Cego e Organização Nacional de Cegos do Brasil – e outros parceiros, como a Fundação Roberto Marinho.

O movimento fez uma avaliação de várias páginas e constatou que menos de 6% têm cuidado para minimizar as barreiras de acesso para deficientes. Tarefas cotidianas na internet se tornam extremamente complexas para os deficientes, apesar das possibilidades da tecnologia.

Para uma conversa sobre o tema trouxemos Alexandre Santos Costa, desenvolvedor com deficiência visual apaixonado por tecnologia e defensor da acessibilidade e inclusão; o cadeirante Fábio Janssen, desenvolvedor, especialista em soluções de alta escalabilidade que já participou de projetos nacionais e internacionais; e Fernando Scalabrini, consultor em tecnologia assistiva, é deficiente com síndrome de Usher, uma doença genética que causa surdez e cegueira.

Ouça o episódio no Spotify ou clique aqui. Deixe sua opinião e sugestão de um tema para nosso próximo encontro!

Fonte: Dialogando - Acessibilidade no universo digital (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Eliane quadro

    04/10/2018 21:06

    Muito bom o podcast com estas feras! Sou uma desenvolvedora apaixonada pelo tema de acessibilidade, mas ainda iniciando neste tema. Não tenho necessidades especiais, mas quero contribuir com meu conhecimento para deixar a vida mais fácil para quem as tem! Conseguem postar os links que os rapazes citaram no final?

    • Dialogando

      22/10/2018 18:03

      Que legal, Eliane! Obrigado por seu comentário! :) Seguem os links: Gnome (ferramenta para o sistema operacional Linux): https://www.gnome.org/ Seeing AI (aplicativo gratuito da Microsoft que utiliza a câmera do smartphone e a inteligência artificial para descrever pessoas, textos e objetos para quem tem deficiência visual): https://www.microsoft.com/en-us/seeing-ai/ W3C (organização de padronização da World Wide Web): http://www.w3c.br/ Hipsters.tech: https://hipsters.tech/

Acessibilidade no universo digital 2019-11-06 21:40:54
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)