vpn-como-utilizar vpn-como-utilizar

VPN: para que serve e como utilizar

VPN: para que serve e como utilizar

Por conta da pandemia por COVID-19, muitos profissionais passaram a trabalhar de casa – modalidade de trabalho conhecida como home office. Algumas empresas planejam, inclusive, adotar o home office como a forma principal de trabalho após a pandemia, segundo estudo da Agência Brasil.

Muito se fala sobre a comodidade de trabalhar em casa, mas um ponto muito importante deve ser sempre levado em conta: a segurança de dados. Muitas empresas possuem redes internas para compartilhamento de arquivos entre os profissionais, e estas redes geralmente estão protegidas por diversas camadas de segurança.

Com a implementação do home office, as empresas e os profissionais podem encontrar a necessidade de adicionar uma barreira extra de segurança na rede doméstica de internet para proteger arquivos sensíveis ou confidenciais. Nesses casos, o uso de uma VPN (do inglês Virtual Private Network) pode aumentar a segurança dos dados que estão sendo transmitidos.

Quando se usa uma VPN, todo o tráfego de internet do seu celular, tablet ou computador segue para um servidor protegido por criptografia e toda a navegação será anônima. Com isso, fica mais difícil para que pessoas mal-intencionadas possam rastrear sua conexão, e, portanto, ela se torna mais segura.

Como utilizar uma VPN

Existem serviços gratuitos de VPN, mas eles tendem a registrar as suas atividades on-line e mostrar anúncios, o que significa que sua privacidade e segurança não estarão garantidas. O ideal é contratar um serviço de VPN confiável, que irá garantir a segurança de seus dados pessoais.

Qualquer usuário pode instalar uma VPN em seus dispositivos, ou seja, seu uso não é exclusivo para empresas. Existem opções de VPN gratuitas que podem ser adicionadas diretamente no navegador web, como o Google Chrome ou Internet Explorer, porém essas opções protegem apenas o tráfego de dados dos navegadores, deixando outras aplicações e programas desprotegidos.

Segundo um estudo publicado em abril deste ano pela empresa de dados Global Web Index, cerca de 26% de todos os usuários de internet, no mundo todo, usam algum serviço de VPN para se conectarem com segurança. Já segundo um estudo feito pela Online Trust Alliance, 93% de quebras de segurança de dados privados poderiam ter sido evitados utilizando ferramentas de VPN, além de cuidados básicos de segurança, como a autenticação em duas etapas.

O McAfee Safe Connect VPN, disponível para Windows, Android e iOS, oferece planos mensais que protegem até cinco dispositivos simultaneamente. Antes de realizar a compra, é possível testar a ferramenta gratuitamente. Após a compra, o programa poderá ser baixado e configurado corretamente nos dispositivos com a ajuda de um especialista, por meio do suporte ao cliente.

Seja no trabalho ou em casa, no computador ou no smartphone, a segurança de dados deve sempre vir em primeiro lugar. É preciso estar atento a links desconhecidos e tomar cuidado ao se conectar em redes Wi-Fi públicas ou de terceiros, além de sempre ler os termos de uso de aplicativos e manter todos os dispositivos atualizados.

Fonte: Dialogando - VPN: para que serve e como utilizar (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
VPN: para que serve e como utilizar 2020-07-07 12:11:20
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)