vida-publica-x-vida-privada vida-publica-x-vida-privada

Vida pública e vida privada

Vida pública e vida privada

A sabedoria popular diz que é sempre bom pensar antes de agir. Na internet, a relação entre vida pública e vida privada, não é diferente. Antes de publicar um texto, fazer um comentário, postar uma foto ou um vídeo é preciso refletir sobre as possíveis consequências que qualquer uma dessas ações pode ter. Afinal, uma vez que uma informação entra na rede, pode ser muito difícil apagá-la.

Para que os pequenos também tenham esse cuidado, o Guia dos Guardiões da Internet, cartilha produzida pela Vivo para orientar as crianças a usar a web de forma positiva e segura, traz em suas páginas um material sobre o assunto. Como nos demais temas abordados no Guia, há uma atividade que busca ensinar a utilizar os filtros de privacidade em redes sociais, utilizando classificações de visualização como “público”, “amigos”, “amigos de amigos” ou mesmo se é algo que não deveria ser compartilhado (confira na página 14 do Guia).

Siga as dicas

A atividade traz também algumas dicas sobre o assunto, confira abaixo:

  • Se algo pode comprometer ou constranger alguém (comentário, foto, vídeo etc.), talvez seja melhor não compartilhar, nem de maneira privada.
  • Entre nas configurações de privacidade da rede social e só autorize que pessoas de confiança vejam o que você publica.
  • Evite adicionar pessoas que você não conhece. Nunca temos certeza de quem está do outro lado da tela.
  • Compartilhar fotos íntimas ou em trajes de banho é muito perigoso, pois podem cair nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Para conhecer o Guia dos Guardiões da Internet, clique aqui).

Fonte: Dialogando - Vida pública e vida privada (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Vida pública e vida privada 2020-01-17 15:47:51
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)