orientacao-criancas orientacao-criancas

Serviço gratuito oferece orientação a crianças e adolescentes

Serviço gratuito oferece orientação a crianças e adolescentes

Além do Hotline , a Safernet também conta com um serviço voltado especificamente para auxiliar crianças e adolescentes. É o Helpline, um canal via chat e e-mail destinado a orientar o usuário em casos de violência, assim como ensinar o uso da Internet com mais segurança e oferecer um espaço de conversa.

“Nos casos de violência contra crianças, é importante ouvir o que a própria criança tem a dizer”, explica a coordenadora do serviço, Juliana Cunha. Apesar de ser uma linha prioritária para a criança e o adolescente, o Helpline também pode ser utilizado por pais e educadores em casos que envolvam menores.

Em funcionamento há 8 anos, a iniciativa tem caráter pioneiro no Brasil. Em alguns países do mundo, a existência de um Helpline é uma política obrigatória, explica Juliana.

Ela cita o caso na União Europeia, que entre as regras para aceitar novos países exige que se ofereça um serviço como esse. No Brasil, ainda não há uma política pública nesse sentido. O Helpline da Safernet quer ser uma prática que leve a isso, diz ela.

A equipe de atendimento é formada por psicólogos, que orientam e tiram dúvidas. Os casos mais frequentes são os relacionados aos chamados nudes – ou seja, quando se divulgam imagens de nudez e sexo sem o consentimento da pessoa.

Também são relatados casos de cyberbulling (ameaças pela Internet), aliciamento sexual infantil e o uso excessivo de videogames. Todos os profissionais são especializados no contato com crianças e adolescentes.

O chat da Helpline atende em tempo real, em dias úteis, das 15 às 19h. Fora desse horário, os acessos podem ser feitos por e-mail, que pode ser acessado no site do serviço: www.helpline.org.br.

O atendimento é gratuito e o sigilo é garantido. De acordo com Juliana, quando identificados, os casos de violência contra crianças e adolescentes são encaminhados ao Ministério Público.

Fonte: Dialogando - Serviço gratuito oferece orientação a crianças e adolescentes (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Serviço gratuito oferece orientação a crianças e adolescentes 2020-01-17 19:19:32
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)