seguranca-no-twitter-cuidados-com-a-exposicao-indesejada seguranca-no-twitter-cuidados-com-a-exposicao-indesejada

Segurança no Twitter: cuidados com a exposição indesejada

Segurança no Twitter: cuidados com a exposição indesejada

Na hora de utilizar o Twitter, é normal que com o tempo não prestemos atenção no quão expostas nossas informações podem estar.

O gerente de Políticas Públicas do Twitter, Felipe Magrim, explica que a plataforma oferece opções de segurança para evitar situações de superexposição ou de exposição indesejada. Como exemplo, ele cita o recurso de marcação de fotos.

“A marcação de fotos é uma ótima maneira de permanecer em contato com as pessoas, mas, se você prefere uma experiência mais reservada, é possível mudar as configurações com facilidade”, diz Magrim.

“Fornecemos três opções: permitir a qualquer pessoa marcar você, permitir apenas que seguidores possam marcar você ou não permitir que ninguém marque você”, explica ele.

Também é possível configurar o Twitter para impossibilitar a exposição indesejada e que outras pessoas possam encontrá-lo. “Você gostaria de ser visto? Se a resposta é sim, o Twitter permite aos seus amigos encontrá-lo por meio do seu endereço de e-mail ou número de telefone. Entretanto, se você preferir não ser visto, você pode desativar esse recurso mudando suas configurações”, esclarece.

Outra opção disponível aos usuários são as opções referentes à localização automática ao utilizar a plataforma. “A localização do seu tweet fica desativada por padrão, mas alguns usuários ativam os serviços de localização porque desejam adicionar um lugar aos seus tweets, como uma cidade ou bairro, por exemplo. Esse recurso é opcional.”

Mas, para evitar qualquer problema, o que se indica é que se faça boas escolhas na hora de usar a rede social, e os pais podem ser de grande ajuda nisso. “Para os pais é sempre importante manter o diálogo sobre o que os adolescentes estão compartilhando na Internet e com quem”, diz Magrim.

“Além disso, dicas sobre como manter a segurança online também são uma maneira de evitar exposição indesejada”, conta. Por isso, comece a colocar essas dicas em prática!

  • Explique ao adolescente que senhas nunca devem ser compartilhadas, nem mesmo com amigos.
  • Se o computador que ele usa é compartilhado, lembre-o de efetuar o logoff sempre que finalizar a sessão no Twitter para, assim, desenvolver bons hábitos de segurança online.
  • É importante efetuar logoff de qualquer website que tenha acessado a partir de um computador compartilhado. Caso contrário, outras pessoas poderão acessar suas informações.

Evite a exposição indesejada e entre em contato com o Twitter

Magrim diz que quem precisar de apoio em questões relacionada à privacidade e à proteção de dados pessoais no Twitter deve entrar em contato com a Central de Ajuda da plataforma.

“Ela é um recurso riquíssimo para a solução de diversos tipos de problemas para o usuário”, afirma Magrim. “Através dos relatórios e denúncias que recebemos, podemos enfim tomar uma ação sobre qualquer tipo de violação dos nossos termos de serviço, sejam relacionados à privacidade, segurança ou qualquer outros tipo de abuso online.”

Para acessar a Central pelo celular basta o usuário clicar no botão que fica ao lado direito da foto do perfil. Já quem navega pela web deve buscar pelo botão Ajuda.

“O usuário será automaticamente direcionado para os recursos de denúncia. Todas as denúncias que recebemos sobre comportamentos abusivos ou sobre violação dos Termos de Uso da plataforma são analisadas por um time específico. A única exceção é para denúncias de contas que pratiquem spam; nesse caso, a verificação do problema é feita de forma automatizada.”

Como usar a internet de forma segura

Magrim ressalta o compromisso do Twitter para que tenhamos uma Internet cada vez mais segura e evitemos a exposição indesejada. “O Twitter entende que a educação sobre comportamentos online é o caminho para um ambiente saudável em longo prazo”, diz ele.

“Constantemente, atualizamos nossas políticas de uso e ferramentas para proteção do usuário, mas a própria mudança de comportamento das pessoas demanda que busquemos investir cada vez mais em ações educativas. No mundo todo apoiamos e fortalecemos ações e iniciativas que fomentam a discussão e o engajamento dos jovens sobre o comportamento online, como o portal Dialogando por exemplo. Temos desenvolvido cada vez mais conteúdo para que estas organizações possam usar e promover estes debates usando o próprio Twitter”, finaliza.

Esta é a última parte do especial sobre segurança no Twitter. Aproveite e leia sobre a segurança no Twitter e como evitar o Cyberbullying. Não se esqueça de deixar o seu comentário sobre o assunto!

Fonte: Dialogando - Segurança no Twitter: cuidados com a exposição indesejada (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Segurança no Twitter: cuidados com a exposição indesejada 2019-12-16 14:53:29
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)