Segurança

Quiz Maio Amarelo: qual o seu nível de consciência no trânsito?

27 de maio de 2022

Neste Maio Amarelo, nós, do Dialogando, gostaríamos muito de trazer notícias melhores. Mas elas, infelizmente, não são boas.

Chegamos em 2022 e a insegurança nas ruas e estradas brasileiras ainda tira 89 vidas brasileiras todos os dias — três a cada hora. A maioria das vítimas é jovem, quase sempre motociclistas do sexo masculino.

Avançamos? Sim. Nas últimas duas décadas, o número de vítimas do trânsito no país vem caindo. De acordo com o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, entre 2011 e 2020 o índice de óbitos caiu 30%. Mas, ainda assim, estamos longe da meta de cortar em 50% esse tipo de fatalidade, como estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em maio do ano passado, trouxemos 9 dicas de tecnologia para um trânsito mais consciente e responsável, e ainda lembramos que a combinação entre smartphones e direção é absolutamente perigosa.

Também já mostramos 3 plataformas superbacanas para não perder nenhuma atualização da legislação para condutores.

Mas, afinal, quem é você na direção defensiva?

Confira os posts assinalados acima, volte nos desafios propostos abaixo, e tope fazer parte dessa mudança de consciência pela manutenção à vida. Preparado?

Valendo!

  • 1. Sou capaz de dirigir por 6 segundos a 120 km por hora mexendo em meu celular. Por sorte, faço a linha “multitarefas”, aquelas pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

  • 2. Minha atenção ao dirigir é muito maior quando estou transportando outras pessoas, afinal, minhas responsabilidades aumentam muito nessa situação e não quero levar para a vida nenhum sentimento de remorso.

  • 3. Ao invés de usar o celular enquanto dirijo, prefiro usá-lo para me ajudar a pilotar de forma mais segura. Aciono a função Modo Carro, que, quando ativada, silencia e limita mensagens de texto e outras notificações. Um baita recurso que ajuda a evitar distrações perigosas tanto para mim, quanto para as pessoas ao meu redor.

  • 4. Com ou sem sono, não tenho alternativas: preciso dirigir. Ainda que eu saiba que um cochilo de milésimos de segundos possa causar estragos irreversíveis à minha vida e à de tantas outras pessoas. Hoje em dia, trabalho não está fácil, e tenho toda uma família para sustentar.

  • 5. Tecnologia? Eu AMO, especialmente quando posso usá-la a favor de meu progresso enquanto cidadão. Por isso, quando a pauta é trânsito seguro, prefiro usufruir dela quando não estou dirigindo. Periodicamente, faço a reciclagem de minha conduta ao volante por meio de simuladores de apps que mantém meus conhecimentos atualizados sobre a legislação, símbolos e placas de trânsito!

  • 6. Não chame meu carro de automóvel porque o que tenho é um “avião”. Claro que, na estrada, eu coloco à prova todo o potencial da minha máquina para que os carros ao meu redor entendam que, quando eu estou na pista, a emoção tem que ser a de Fórmula 1.

Responda todas as questões para saber o resultado.

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica