permissões de aplicativos permissões de aplicativos

Quer entender mais sobre permissão de aplicativos?

Quer entender mais sobre permissão de aplicativos?

Toda vez que você vai instalar um aplicativo, surge uma lista de permissões para aceitar. O app pode pedir permissão para envio de notificações, acesso a fotos, à câmera, à agenda, lista de contatos, localização, microfones e sensores.

Vale refletir: será que é preciso ceder em todas as permissões que a ferramenta pede?

Nem sempre é fácil entender o que significam essas permissões, por isso é importante ler com atenção. Para te ajudar a entender melhor, damos aqui dicas que podem ajudar.

A maior parte dos aplicativos funciona sem problema mesmo sem você dar todas as permissões solicitadas. Por isso, não aceite o que achar abusivo. Se for realmente necessária determinada permissão, o sistema operacional do aparelho irá avisar que retirar aquela permissão pode prejudicar o funcionamento do app.

“Se o usuário examinar com calma as permissões de aplicativos, pode avaliar melhor se vale a pena mesmo instalar aquilo. Principalmente nos aplicativos gratuitos, como os populares testes das redes sociais, como o Facebook, há a condição de fornecer alguns dados básicos ou mesmo permitir o acesso e publicações na sua conta,  o que, além de inconveniente, dependendo do app pode não ser muito seguro”, explica  o diretor de Educação da SaferNet, Rodrigo Nejm.

Além disso, essas configurações não precisam ser decididas somente na hora de instalar. Você pode aceitar na instalação e depois ler com atenção os termos de uso e privacidade do app, avaliar com tempo cada uma, e escolher se quer mesmo liberar acesso a tudo o que a ferramenta pede ou então só autorizar o mínimo necessário.

É possível desassociar as permissões que você não concorda, acessando as configurações do aplicativo.

Nejm dá outra dica importante. “Para proteger seus dados fique atento se o que você está autorizando tem a ver com a função ou serviço oferecido como, por exemplo, uma liberação de acesso à câmera para aplicativos que não utilizem imagens. Isso pode ser um indício de aplicativos mal-intencionados. Na dúvida, não instale”, diz o diretor.

E lembre-se: só faça download nas lojas oficiais ou sites confiáveis.

Fonte: Dialogando - Quer entender mais sobre permissão de aplicativos? (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Quer entender mais sobre permissão de aplicativos? 2019-11-06 21:01:42
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)