orientacoes-para-uso-seguro-e-responsavel-da-web orientacoes-para-uso-seguro-e-responsavel-da-web

Orientações para uso seguro e responsável da web

Orientações para uso seguro e responsável da web

Não tem jeito: em um mundo cada vez mais conectado, as crianças desde muito cedo passam a ter um contato direto com a internet e é fundamenta ter um uso seguro e responsável da web. Diferente das atuais gerações de pais, os pequenos tendem a tratar com muito mais naturalidade as possibilidades oferecidas pela rede. No entanto, cabe um alerta: o fato de ter desenvoltura com o ambiente online não significa necessariamente ter a maturidade necessária para lidar com certos aspectos da vida digital.

É aí que entram os pais. Demonstrar interesse e participar da vida online dos filhos são coisas que não precisam ser feitas de forma controladora. Ao invés de tomar atitudes exageradas, como proibir o uso, é mais produtivo mostrar de forma transparente que a internet não é um espaço separado do mundo, e que ela também possui regras. Ou seja, fazer com que os mais jovens entendam que é preciso saber utilizar a liberdade com responsabilidade.

Separamos algumas dicas para que os pais possam orientar os filhos nesse sentido.

Confira orientações para uso seguro e responsável da web

  • Converse com seus filhos. Pergunte a eles que sites gostam de visitar e acesse os endereços para também conhecer seus interesses.
  • Se você não estiver familiarizado com os ambientes digitais, peça ajuda. Eles podem te ajudar a navegar e isso já pode ser o início de uma atividade em família.
  • Pergunte sobre o que acham que seria positivo de ser compartilhado nas redes sociais e o que seria expor demais da intimidade na rede.
  • Oriente para que jamais forneçam dados pessoais a estranhos (senhas, endereço, telefones, nome de escola etc.). Nunca podemos ter 100% de certeza sobre quem está do outro lado da tela.
  • Informe que todas as leis e regras de civilidade e boa educação devem valer também na internet.

E, claro, esteja sempre disponível para ajudar as crianças e adolescentes no que precisarem. Lembre-se que os adultos são responsáveis pelos atos dos menores na Internet. Com conversas francas e abertas, pais e filhos podem se aproximar e desfrutar da tecnologia de uma forma inteiramente positiva.

Fonte: Dialogando - Orientações para uso seguro e responsável da web (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Orientações para uso seguro e responsável da web 2020-01-16 18:08:25
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)