o-que-e-identidade-digital o-que-e-identidade-digital

O que é identidade digital?

O que é identidade digital?

Quem nunca jogou o seu nome completo no Google para saber quais informações estão disponíveis lá? Estamos constantemente construindo a nossa reputação na web. E, mesmo sem perceber, todas as nossas ações digitais, incluindo publicações, registros e logins constroem a nossa identidade digital.

Em termos técnicos, todos os dados relacionados a você através de meios técnicos são a sua representação digital, ou seja, formam a sua identidade digital. Além dos registros, a identidade digital é muito importante para garantir a segurança na internet.

Josiane Coutinho, especialista em marketing digital destaca que a identidade digital é a chave privada atribuída ao usuário durante sua navegação utilizada para criptografar e descriptografar seus dados, garantindo a segurança do tráfego dessas informações. Ou seja, toda vez que você precisa fazer uma transação digital, é essa chave atribuída ao seu perfil que permite o acesso.

É por essa razão que é tão importante seguir as regras de segurança que encontramos pela internet. Parece chato e até cansativo, mas os tokens, softwares de liberação para uso de internet banking, exigências de troca frequente de senhas e até mesmo aquele cuidado especial com qual atividade digital será feita ao acessar uma rede pública fazem parte de um processo para garantir que a sua navegação seja tranquila. Então fique atento e siga as normas de segurança recomendadas!

Você sabe como funciona a assinatura em um ambiente digital?

É preciso entender que assinatura digitalizada é diferente de assinatura digital. A primeira se trata de uma cópia da assinatura física, fato que permite fraude.

A assinatura digital permite a confirmação da identidade de um determinado sujeito. Seja uma pessoa ou empresa, quando este assume alguma transação por meio da internet, em atos ou documentos eletrônicos. Tal identificação é feita por meio do certificado digital, uma espécie de documento de identidade eletrônico com informações criptografadas, e, por isso, improvável de fraude.

“Para a emissão de um certificado digital a pessoa ou representante legal de uma empresa deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) vinculada à uma Autoridade Certificadora (AC)”, explica Felipe Stempfer, advogado e pós-graduando em Direito Contratual pela PUC-SP. Para ele, a certificação digital deveria ser estimulada.

Além de permitir a validação de declarações eletrônicas, a certificação digital permite o acesso a débitos fiscais, emissão de certidões, envio de informações ao CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e acompanhamento de tramitação de processos fiscais eletrônicos”, pontua.

Ele vê como positivo o uso de novas ferramentas apresentadas pela tecnologia. “As relações negociais podem ser exploradas com maior dinamismo e entendimento entre as partes”, completa. E você? Toma medidas e cuidados com sua identidade digital ao navegar na rede? Conte para nós.

Fonte: Dialogando - O que é identidade digital? (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
O que é identidade digital? 2019-12-16 12:07:09
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)