homem-pateta-ameaca-nas-redes-sociais homem-pateta-ameaca-nas-redes-sociais

Homem Pateta: depois da Momo e da Baleia Azul, surge nova ameaça nas redes sociais

Homem Pateta: depois da Momo e da Baleia Azul, surge nova ameaça nas redes sociais

Depois do desafio da Baleia Azul em 2017 e da Momo em 2018, surge um novo risco às crianças nas redes sociais: o Homem Pateta. O que os três têm em comum é a maneira como se aproximam das vítimas: gerando curiosidade das crianças e dos adolescentes em redes sociais, por meio da proposta de desafios, jogos e brincadeiras – que a princípio parecem inofensivos –, ganhando assim a atenção e confiança dos menores de idade.

Segundo relatos, uma vez que a conversa sai das redes sociais e vai para âmbito privado (por meio de mensagens no inbox ou via aplicativos de mensagens), a pessoa que está por trás do perfil, começa a incentivar que as crianças cometam atos de autoviolência, como mutilação e suicídio.

Em entrevista ao programa Encontro, da Rede Globo, nesta manhã, a delegada Patrícia Zimmermann alerta para o procedimento correto a se fazer caso tenha contato com o perfil citado: “Caso o seu filho tenha tido contato, é muito importante que não apague a rede social e as mensagens, faça um boletim de ocorrência. Esses dados são muito importantes para a investigação”.

Como denunciar?

Boletim de Ocorrência

É possível realizar um boletim de ocorrência de forma on-line, pois todos os estados brasileiros possuem uma Delegacia Eletrônica – basta procurar pela delegacia correspondente ao seu estado. Para realizar a denúncia, é importante reunir o máximo de informações possíveis: e-mails, prints da tela, informações do infrator (endereço de e-mail que foi enviado para você, por exemplo), mensagens em rede sociais e tudo mais que possa servir de prova.

Ministério Público

O Ministério Público é o órgão responsável pela fiscalização do cumprimento da lei no Brasil, incluindo a garantia de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. O Ministério Público de cada estado brasileiro recebe denúncias de qualquer violação de direitos da sociedade em geral, incluindo as diversas infrações e transgressões previstas no ECA. Para isso, basta acessar o site do Ministério Público do seu estado e verificar as formas disponíveis para denunciar. Qualquer pessoa pode registrar no MP uma denúncia. É recomendado reunir a maior quantidade de informações possíveis sobre o fato para que o órgão possa identificar e apurar as informações registradas.

Safer Net

A Safer Net é uma instituição sem fins lucrativos focada em enfrentar violações de direitos humanos na internet. A plataforma recebe denúncias de quaisquer crimes contra os direitos humanos que acontecem dentro do ambiente digital, incluindo pornografia infantil e aliciamento de crianças e adolescentes on-line. Basta informar a URL (endereço da página, por exemplo: www.nomedapágina.com.br) que contém o conteúdo impróprio.

Como prevenir o contato à ameaça?

Tão importante quanto denunciar, é prevenir que crianças e adolescentes tenham qualquer contato com esse tipo de ameaça. O controle parental – essencial para que os pais tenham sempre consciência do conteúdo que está sendo consumido pelos filhos – deve estar aliado ao diálogo, demonstrando de forma clara a existência de determinados perigos e ameaças no ambiente virtual.

Impor regras e limites no que diz respeito ao acesso de crianças e adolescentes, tanto nas redes sociais, como em fóruns e jogos, além de uma comunicação clara sobre exposição on-line e privacidade, são ações imprescindíveis para que eles tenham o discernimento necessário para evitar o contato com ameaças no ambiente virtual.

Caso algum dos envolvidos na situação necessite de apoio emocional, é possível entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188, que disponibiliza aconselhamento gratuito e anônimo por meio de voluntários treinados, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Dialogando - Homem Pateta: depois da Momo e da Baleia Azul, surge nova ameaça nas redes sociais (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Homem Pateta: depois da Momo e da Baleia Azul, surge nova ameaça nas redes sociais 2020-07-07 12:11:55
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)