Descomplicando a tecnologia: como atualizar o software do celular

Descomplicando a tecnologia: como atualizar o software do celular

Campanha: Descomplicando a Tecnologia

Descomplicando a tecnologia: como atualizar o software do celular

Um estudo realizado em 2017 mostrou que 98% dos usuários de Android e 35% dos usuários de iOS não estavam atualizando o sistema operacional com a frequência recomendada, o que resultou num aumento de vulnerabilidades no smartphone, como vazamentos de informações pessoais e ataques maliciosos ao sistema do celular.

Atualizações de segurança, tanto do sistema operacional quanto dos aplicativos, não servem apenas para instalar novas funções, mas principalmente para manter o dispositivo em segurança. Diariamente, novas formas de invasões são testadas e colocadas em prática por pessoas mal-intencionadas. As atualizações periódicas garantem que o aparelho esteja protegido com as medidas de segurança mais atuais que foram desenvolvidas.

Como atualizar o sistema operacional?

Geralmente, os sistemas operacionais enviam notificações quando existe uma atualização disponível, mas é possível verificar manualmente. Em sistemas Android, no menu Configurações, clique em Atualização de Software. Os pacotes de atualização costumam ser grandes, então o ideal é que o download seja feito enquanto o smartphone estiver conectado a uma rede Wi-Fi de confiança, para economizar os dados móveis de internet.

Já no iOS, no menu Ajustes, clique na opção Geral. Escolha a opção Atualização de Software e assim como no Android, baixe a atualização disponível utilizando uma rede Wi-Fi. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Como atualizar os aplicativos?

Assim como o sistema operacional, os aplicativos também recebem atualizações constantes, porém não é comum o envio de notificações de atualização, visto que um dispositivo pode conter dezenas de aplicativos instalados, portanto as notificações de atualização costumam se concentrar nas lojas oficiais de aplicativos. A melhor maneira de manter seus aplicativos atualizados é configurando a atualização automática.

Em sistemas Android, a loja oficial de aplicativos é a Play Store, que já vem instalada por padrão nos smartphones que possuem esse sistema operacional. Depois de acessar a Play Store, toque em Configurações e em seguida clique em Atualizar apps automaticamente.

Em sistemas iOS, no menu Ajustes, clique no seu ID Apple (o menu superior que contém seu nome e e-mail). Em iTunes e App Store, selecione a opção Atualização de Apps. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

É importante ficar atento à memória do celular, ou seja, o espaço disponível no dispositivo para armazenamento de documentos, fotos e arquivos. Se a memória estiver cheia, as atualizações não poderão ser baixadas. Para resolver este problema, considere guardar documentos e fotos nos serviços de armazenamento em nuvem. Assim, sempre haverá espaço suficiente para atualizações importantes 🙂

Fonte: Dialogando - Descomplicando a tecnologia: como atualizar o software do celular (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Descomplicando a tecnologia: como atualizar o software do celular 2020-10-19 16:54:08
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)