Descomplicando a Tecnologia: antivírus e malware

Descomplicando a Tecnologia: antivírus e malware

Campanha: Descomplicando a Tecnologia

Descomplicando a Tecnologia: antivírus e malware

Vírus de computador são programas (conhecidos como softwares) maliciosos, capazes de prejudicar os arquivos mais importantes do sistema operacional, causando inúmeros problemas durante o uso e muitas vezes, incapacitando o dispositivo completamente, sendo necessário o auxílio de técnicos de informática para recuperação do computador.

Os vírus de computador também podem infectar dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, porém a incidência é muito menor. Isso porque o sistema operacional dos smartphones não permite a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, por padrão. Ou seja, se o usuário tentar instalar um app que não tenha sido baixado na loja oficial de aplicativos, um alerta será exibido na tela, protegendo assim os dados existentes no aparelho.

vírus

Outra configuração dos smartphones que previne a instalação de vírus são as permissões de acesso. Toda vez que um aplicativo é instalado, o usuário precisa concordar com as permissões requisitadas pelo aplicativo, o que não acontece no computador.

Não significa que não devemos tomar cuidado ao usar o smartphone: evite clicar em links e e-mails desconhecidos, leia sempre os termos de uso dos aplicativos e mantenha o sistema operacional sempre atualizado!

Quais são os tipos de vírus mais comuns?

Malware

Os malware são o tipo mais comum de vírus. Eles podem infectar o sistema operacional através de páginas da web, mídias removíveis (como um pen drive ou cd por exemplo) ou através de anexos e documentos enviados via e-mail.

Ele pode roubar, criptografar ou excluir seus dados, alterar funções essenciais do sistema e espionar a atividade de seu computador sem seu conhecimento ou permissão. O computador infectado por um malware se torna lento e constantemente apresenta uma tela azul onde o usuário é obrigado a reiniciar o computador.

Para evitar que malwares infectem seu computador, obtenha um programa de antivírus que seja bem recomendado e tenha boas avaliações de outros usuários. Certifique-se de que seu sistema operacional, navegadores e plugins estejam sempre atualizados. Não clique em links estranhos, em e-mails, textos e mensagens WhatsApp de origem desconhecida.

Adware

Os adware é um vírus projetado para jogar anúncios em sua tela, na maioria das vezes dentro de um navegador da web. Um computador infectado com adware irá exibir notificações (conhecidos como popup) durante a navegação da internet, atrapalhando e confundindo o usuário. Barras de navegação indesejadas serão adicionadas ao navegador e programas desconhecidos serão instalados no sistema.

Para evitar adwares, evite clicar em anúncios que aparecem nas laterais ou parte inferior das páginas web. Geralmente, esses anúncios possuem mensagens convidativas, baseadas em buscas e interesses do usuário, como por exemplo “Saiba como melhorar a saúde em poucos dias” ou “Conheça este método de trabalho para enriquecer”.

Nem todo anúncio é um adware, no entanto. É preciso ficar atento se a empresa ou site que está anunciando o produto, é confiável e conhecida.

Spyware

O spyware é um dos tipos mais perigosos e difíceis de lidar pois ele geralmente não exibe notificações ou altera o funcionamento do computador. Em vez disso, ele silenciosamente rouba senhas, dados bancários, e-mails e acessos diversos.

O spyware costuma se instalar no computador através da instalação de programas infectados, por isso é importante jamais instalar softwares de origem desconhecida. A maioria dos antivírus é capaz de verificar todos os arquivos dentro de um programa, antes de sua instalação. Se ouver alguma ameaça, o antivírus irá notificar e bloquear a instalação desse software.

Caso o computador já esteja infectado com um spyware, o antivírus será capaz de detectá-lo e indicar a melhor forma de neutralizar o virus, muitas vezes sendo necessária a completa reinstalação de todo o sistema operacional.

Na cartilha de segurança para internet criada pelo Cert.br é possível saber mais sobre cada tipo de vírus, como evitá-los e como neutralizá-los, uma vez que infectarem um smartphone ou computador. Acima de tudo, é importante manter todos os sistemas operacionais sempre atualizados e ficar atento quanto à links, e-mails e mensagens desconhecidos. Tomando os devidos cuidados, a navegação estará segura e é possível aproveitar todas as ferramentas e facilidades da internet e da tecnologia 🙂

Fonte: Dialogando - Descomplicando a Tecnologia: antivírus e malware (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Descomplicando a Tecnologia: antivírus e malware 2020-10-22 15:02:41
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)