como-identificar-perfis-falsos como-identificar-perfis-falsos

Como identificar perfis falsos?

Como identificar perfis falsos?

A recente preocupação com bots e perfis falsos diante das eleições no Brasil em outubro exige uma educação para saber apontar esses tipos de contas. Listamos maneiras simples de identificá-las:

Analisando conteúdo

  • Atividade: contas que publicam excessivamente em pouco tempo podem sinalizar um processo de automação, característica comum aos bots. Também vale prestar atenção à data de criação da conta. No Facebook existe um recurso para datar uma publicação, permitindo que um perfil novo construa uma linha do tempo de anos de presença digital. Felizmente, isso pode ser facilmente identificável.
  • Contas com poucos amigos/seguidores, mas com muito engajamento de curtidas e retuítes, realizados por meio de uma botnet.
  • Perfis falsos costumam publicar amenidades para simular a atividade de uma pessoa legítima, entretanto, é mais comum ver nesses perfis em maior número a reprodução de conteúdo, como compartilhamentos, retuítes e citações a outros perfis.
  • Como muitos desses perfis fazem parte de redes, como no caso das botnets no Twitter, eles costumam publicar conteúdos idênticos, que se repetem entre diversos perfis falsos.

Analisando identidades

  • Um dos meios mais fáceis de apontar um perfil falso é pela ausência de uma foto de avatar. Em diversas redes sociais, a foto padrão inicial é de uma silhueta humana, o que faz com que perfis como esses levem o nome de silhouettes.
  • Em outros casos, a fim de simular uma identidade legítima, perfis falsos usam fotos roubadas de outras pessoas adquiridas em bancos de imagens ou em notícias. Uma busca simples de imagem no Google pode revelar se uma foto de avatar está sendo usada por outros perfis nas redes sociais.
  • Em determinadas redes sociais, como o Twitter e o Instagram, a divergência entre informações como descrição, nome e nickname, também podem ser um fator indicador.
  • Outra característica que causa muita estranheza é a diversidade de publicações em diferentes idiomas que um desses perfis possa ter em sua linha do tempo. No caso de bots, que são principalmente replicadores de conteúdo, esse padrão é muito comum.

O anonimato na internet é um assunto muito delicado. Em alguns casos, pessoas mal-intencionadas podem usá-lo para disseminar preconceito ou aplicar golpes virtuais.

Ainda assim, algumas pessoas preferem não se identificar na internet resguardando seu direito à privacidade ou temendo perseguição política. Dessa maneira optam por adotar um pseudônimo e uma foto de perfil que não revele sua identidade.

As dicas listadas aqui são efetivas e, se aplicadas em conjunto, podem ajudar na hora de discernir fraudes e evitar ser enganado!

Fonte: Dialogando - Como identificar perfis falsos? (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como identificar perfis falsos? 2019-11-25 21:06:32
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)