3 Maneiras De Aumentar A Segurança Da Sua Família Na Internet 3 Maneiras De Aumentar A Segurança Da Sua Família Na Internet

Como aumentar a segurança online da sua família

Como aumentar a segurança online da sua família

Com a democratização da internet, grande parte das pessoas tem fácil acesso à tecnologia. Apesar de ter facilitado muito o dia a dia, é necessário que se tomem alguns cuidados em relação à segurança quando o assunto é tecnologia. Você e sua família sabem como se proteger?

É necessário ter esse diálogo para que assim, medidas de prevenção sejam tomadas, principalmente para a educação daqueles que demonstram uma menor facilidade de compreensão sobre as ferramentas. Separamos 4 dicas simples e rápidas que podem ajudar e muito em sua segurança online e na de sua família.

Você não quer acrescentar coisas que compliquem o uso da tecnologia, mas algumas delas são bastante simples e realmente ajudam com uma camada extra de segurança”, diz Michael Kaiser, diretor executivo da National Cyber Aliança de Segurança.

Atualize aplicativos

Dispositivos como smartphones, tablet, e-readers, laptop e desktop necessitam de atualizações frequentes. As atualizações de softwares não são trazem apenas novos recursos e atualizações de desempenho – embora também sejam bons – mas também contêm ajustes de segurança muito importantes, protegendo dispositivos contra vulnerabilidades da rede.

Instale um bom antivírus

Você e sua família até podem ser usuários cautelosos da internet, mas ainda sim, correm riscos sem um antivírus instalado nos dispositivos. Os criminosos digitais estão desenvolvendo golpes e vírus cada vez mais sofisticados, procurando brechas na navegação até dos mais cuidadosos.

E mesmo que você saiba e evite os riscos na navegação, é importante lembrar que os dispositivos podem ser infectados também de outras maneiras, como a conexão de um pendrive infectado ou pela instalação de um software pirata.

Mas é importante lembrar que mesmo com um antivírus instalado, ainda é necessário ter cautela ao abrir links, acessar alguns sites, baixar arquivos e etc.

Configure as redes Wi-Fi com segurança

Pode parecer que conectar-se a uma rede wi-fi é algo simples e sem riscos, mas no momento da conexão, dados de quem acessa estão sendo compartilhados e é aí que está o perigo. Configurar um protocolo de segurança para as redes da sua casa evita o perigo de quando as pessoas se conectam, mas também dificulta acessos indesejados.

Para criar uma senha de acesso, é necessário configurar o tipo de segurança desejada para o seu tipo de uso. O WPA 2 (WiFi Protected Access) é o mais avançado em algoritmos de segurança, o que faz dele o mais recomendado. Quanto à autenticação, o PSK ou Personal é uma boa opção para redes que possuem uma chave de acesso que é compartilhável. Caso precise também selecionar a modalidade de tipografia desejada, o AES (Advanced Encryption Standard) é o mais indicado por possuir o protocolo mais seguro.

Fortaleça as senhas

Além de ter uma grande quantidade de dados e informações pessoais conectadas ao nosso e-mail, as contas hoje em dia, principalmente do Gmail/Google funcionam como chave de acesso automática em muitos outros locais, como redes sociais e sites de e-commerce.

Com isso, ter uma senha forte e difícil torna-se cada vez mais necessário na tentativa de evitar invasões e roubo de dados. No caso de um família que vive junto e acessa os mesmos dispositivos e redes Wi-fi, é muito importante aconselhar a todos um fortalecimento nas senhas pessoais. Assim, fica mais fácil de evitar que uma conta invadida seja porta de entrada para todas as outras.

Para ajudá-los mais ainda, ensine como proteger todos os dispositivos com códigos de acesso. Por exemplo, faça com que seus parentes usem o sensor de impressões digitais do smartphone para desbloquear o aparelho e também acessar aplicativos que possam conter informações pessoais.

Aumentar a segurança dos dispositivos compartilhados por toda a família é uma garantia de proteção a todos os dados e informações que compartilhamos online. Converse com os seus familiares, explique os perigos e apresente as medidas que podem ser tomadas!

Fonte: Dialogando - Como aumentar a segurança online da sua família (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Como aumentar a segurança online da sua família 2020-01-21 13:20:30
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)