cruzando-informacoes cruzando-informacoes

Guia dos Guardiões da Internet: checagem de fatos

Guia dos Guardiões da Internet: checagem de fatos

Entre os jogos e brincadeiras do Guia dos Guardiões da Internet, há também muita informação. Um dos pontos abordados pelo material é a importância de checar fatos ao fazer uma pesquisa na rede. Como exemplo, o Guia cita a atenção que é preciso ter com os textos da Wikipedia. E por isso é importante estar sempre cruzando informações.

A Wikipédia, por exemplo, é uma enciclopédia online colaborativa que reúne informações criadas por vários usuários, explica o Guia. Apesar de ser uma fonte reconhecida, alguns textos podem ser manipulados. Por isso é fundamental sempre comparar o conteúdo que você encontra em determinado site com outros sites e livros para confirmar se a informação está de fato correta.

Mas não fica só nisso: o Guia também estimula as crianças a tirar as próprias conclusões, citando as fontes de pesquisa nos trabalhos escolares e evitando apenas copiar os textos encontrados. Como ponto de partida para pesquisar com qualidade, o material distribuído pela Vivo dá algumas sugestões de sites confiáveis para realizar buscas (veja a lista completa na página 33 do Guia, que pode ser baixado gratuitamente aqui).

E, como não poderia deixar de ser, o Guia dos Guardiões da Internet aproveita o tema em uma brincadeira super divertida! Para conferir essa e outras atividades, basta clicar aqui.

Fonte: Dialogando - Guia dos Guardiões da Internet: checagem de fatos (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Guia dos Guardiões da Internet: checagem de fatos 2020-01-17 15:42:16
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)