auxilio-emergencial-apps-maliciosos auxilio-emergencial-apps-maliciosos

Auxílio emergencial e apps maliciosos: saiba como evitar golpes em aplicativos

Auxílio emergencial e apps maliciosos: saiba como evitar golpes em aplicativos

Com a implementação da quarentena no início de março, uma das medidas adotadas pelo Governo Federal foi oferecer um auxílio emergencial para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante o período de enfrentamento da COVID-19.

Para receber o auxílio, segundo as informações disponíveis no site da Caixa Econômica, além de se encaixar em uma das situações descritas acima, deve-se realizar o cadastro pelo app oficial, disponível tanto na Play Store quanto na App Store desde o dia 7 de abril.

auxilio-emergencial-apps-maliciosos

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica, durante o lançamento do app, chamou a atenção para a possibilidade de golpes por meio de apps maliciosos e frisou que existe apenas um aplicativo original. Porém, ao pesquisar o nome do aplicativo nas lojas, muitas outras opções semelhantes surgem nos resultados.

Isso porque alguns desenvolvedores criaram diversos apps maliciosos, que têm como objetivo roubar os dados dos usuários. Além dos esforços das lojas de aplicativos em remover as versões falsas de seus catálogos, existem alguns cuidados que você pode tomar para baixar apps com mais segurança. Confira abaixo:

Preste atenção às permissões

É comum que aplicativos solicitem permissões para acessar algumas funcionalidades do smartphone, como a câmera ou a lista de contatos. Porém, alguns aplicativos maliciosos podem solicitar permissões que não serão necessárias para o funcionamento do app.

Por exemplo, um app de músicas que solicite acesso às suas mensagens ou um app de edição de fotos que solicite acesso à sua lista de contatos telefônicos pode ser um app malicioso. No caso do app oficial da Caixa Econômica, as permissões requisitadas são: microfone, Wi-Fi, contatos, câmera, fotos/mídia/arquivos e armazenamento.

auxilio-emergencial-apps-maliciosos

Portanto, ao baixar qualquer aplicativo desconhecido, avalie se todas as permissões solicitadas são realmente necessárias para o seu funcionamento e leia atentamente os termos de uso apresentados no momento da instalação.

Verifique as avaliações na loja de aplicativos

Antes de tomar a decisão de instalar ou não um aplicativo em seu aparelho, confira as avaliações feitas por outros usuários na própria loja de apps. Com um sistema baseado em notas, comentários e avaliações de usuários, é possível ter certeza se aquele aplicativo é realmente vantajoso, além de saber, detalhadamente, algumas de suas funcionalidades e possíveis falhasa partir da experiência de outras pessoas ou até mesmo pela reputação de seu desenvolvedor. Caso o aplicativo possua uma nota baixa ou muitos comentários negativos, cabe avaliar se aquela é realmente a melhor opção para download.

Confira as atualizações de seu dispositivo

Além das ações preventivas descritas anteriormente, manter o sistema de seu dispositivo — seja um smartphone, tablet ou computador — sempre atualizado é uma opção que garante ainda mais segurança contra aplicativos maliciosos, visto que as desenvolvedoras de sistemas operacionais e fabricantes de eletrônicos estão sempre buscando formas de manter os dispositivos seguros.

Atualmente, os apps estão presentes em muitos momentos de nossas vidas — tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Nossos dados pessoais (como endereço, documentos e cartões de crédito) são compartilhados diariamente em aplicativos de mensagens, internet banking e apps de delivery. É preciso sempre estar atento a quais aplicativos iremos instalar em nossos dispositivos, priorizando sempre as lojas oficiais de apps e atentando para os termos de uso e permissões solicitadas.

Fonte: Dialogando - Auxílio emergencial e apps maliciosos: saiba como evitar golpes em aplicativos (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Auxílio emergencial e apps maliciosos: saiba como evitar golpes em aplicativos 2020-06-29 17:01:17
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)