No mês da Maratona Educação 4.0 você acompanhou as perspectivas de uma nova era que já está rolando para o setor do ensino do Brasil e do mundo.
Aqui, falamos da tecnologia e inclusão de currículos escolares alinhados à BNCC, da saúde mental de estudantes e professores no retorno às aulas presenciais, trouxemos o glossário básico para docentes do século XXI, os desafios da educação com o chamado ‘internetês’, a escrita das redes sociais e muito mais.
Claro que, agora, o desafiado é você!
Perdeu algum lance e não quer chegar ao final do Quiz com menos de 100% de acertos?
Então, confira os posts indicados acima, retorne e arrase no teste.
Preparado?
VALENDO!
-
1.
Pais e professores devem proibir o uso do internetês em qualquer situação do dia a dia de estudantes em fase de alfabetização. Mesmo nas horas de lazer, ao teclarem com amigos nas redes sociais.
A notícia é falsa!
O estudo A influência da linguagem da internet na escrita formal: uma pesquisa com alunos do 9º ano na cidade de Tobias Barreto – SE considera que o uso do internetês já é uma realidade sem volta e que deve ser atrelado ao contexto virtual, não interferindo nos escritos convencionais. No entanto, o levantamento lembra que, hoje, o papel da escola é desenvolver práticas didáticas com o objetivo de trabalhar os diferentes gêneros textuais.
-
2.
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante direitos mínimos de aprendizagem para crianças, jovens e adultos de todo o país. Uma de suas premissas é que a aplicação de tecnologia no ensino deve dar maior protagonismo aos estudantes, dentro e fora da sala de aula.
A notícia é verdadeira!
As competências 4 e 5 da BNCC reforçam o estímulo às práticas pedagógicas centradas no estudante, caminho em que se procura valorizar as habilidades expressivas e produtivas dos alunos, atribuindo responsabilidades e desenvolvendo a sua autonomia por meio das inovações digitais.
-
3.
Em tempos de redes sociais, a educação midiática serve para que estudantes saibam o que devem postar nas redes sociais.
A notícia é falsa!
Não é bem assim. A Educação Midiática, Mídia Educação ou Alfabetização para a Mídia são diferentes maneiras de denominar o campo de estudos, ensino e prática que envolve a formação de competências e habilidades técnicas nas diferentes linguagens da mídia. Cuida de desenvolver estudantes para ler, interpretar e se expressar, com responsabilidade, por meio das linguagens visual, audiovisual, sonora, gráfica e computacional, dentre outras.
-
4.
O retorno às aulas após o auge da pandemia, em 2020, mostrou quão prejudicial foi o longo período de isolamento para os estudantes, cenário que desperta gestores escolares a pensarem em caminhos para reestabelecer a sensação de segurança dos alunos.
A notícia é verdadeira!
O Guia De volta à escola: estratégias para a acolhida pós-isolamento social, do Instituto Ayrton Senna, ainda traz mais eixos nas ações com foco na manutenção da saúde mental dos estudantes: a promoção de espaços de escuta, a intensificação do relacionamento das famílias com as escolas e a promoção de atividades que aproximem professores e alunos, para que possam conversar sobre aspectos da vida e do dia a dia que os aflige.
-
5.
O chamado ensino tradicional é muito criticado por ser incapaz de engajar as novas gerações, daí o alerta da BNCC para que novas metodologias possam se aplicar às salas de aula na educação básica, bem como a chamada Cultura Maker.
A notícia é verdadeira!
O ensino tradicional refere-se ao modo como a maior parte das pessoas ainda conhece a escola: sala de aula no formato de auditório e aprendizagem organizada de forma linear em séries e anos, com conhecimento dividido em disciplinas. A cultura maker, inserida na tradição do it yourself (faça você mesmo), já valoriza a criação de soluções e dinâmicas de aprendizado promovidas pelos próprios estudantes, estimulando a criação de objetos, produtos e a realização de intervenções no espaço educativo ou pela cidade de forma muito mais engajadora.
-
6.
A fiscalização da aplicação da nova BNCC é de responsabilidade das secretarias de educação dos municípios.
A notícia é falsa!
Como explicou João Paulo Araújo, diretor da Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, no #TCPT A tecnologia e inclusão de currículos escolares alinhados à BNCC, os esforços para fiscalizar como as instituições de ensino estão trabalhando para se inteirar do documento devem ser de secretarias regionais, estaduais e órgãos federais, mas também da sociedade civil, como um todo.
Um expert da educação do século XXI
Parabéns! No que depender de você, as velhas práticas pedagógicas que não convencem mais a ninguém estão com os dias contados!
Refazer Quiz
Compartilhe com seus amigos
Um entusiasta da educação em desenvolvimento identificado!
Você já entendeu que os tempos mudaram e que novos caminhos para a educação urgem no cenário contemporâneo, mas pode se aprimorar ainda mais nesta pauta!
Reveja os posts indicados no Quiz e retorne para o nosso desafio!
Refazer Quiz
Compartilhe com seus amigos
Um entusiasta tradicional da educação identificado!
Por enquanto, você parece estar ainda “engessado” nas normas tradicionais de ensino, hein?
Reveja os posts indicados no Quiz e retorne para o nosso desafio!
Refazer Quiz
Compartilhe com seus amigos
Responda todas as questões para saber o resultado.