tecnologia-para-deficientes-visuais tecnologia-para-deficientes-visuais

Tecnologia para deficientes visuais

Tecnologia para deficientes visuais

Se no mundo real as pessoas com deficiência (PcD) enfrentam grandes desafios para ir de um lugar a outro ou para frequentar determinados locais, nem sempre o mesmo acontece no mundo digital. Uma das grandes vantagens da tecnologia moderna é que ela tem a capacidade de incluir pessoas das mais diversas características. E nisso, os deficientes visuais não ficam de fora.

Algumas dessas tecnologias se destacam por sua funcionalidade e usabilidade, seja no ambiente de trabalho ou em todos os âmbitos da vida.

Aplicativos

O Aplicativo Be My Eyes, por exemplo, reúne voluntários que emprestam visão a cegos. Como uma rede social de solidariedade disponível para iOS, o aplicativo verifica a validade de comidas ou remédios e dá informações sobre os arredores em que se encontra a pessoa com deficiência. E mais: concede pontos aos usuários por cada pessoa ajudada.

Já o RunKeeper é um aplicativo para exercícios físicos e uma ótima ferramenta para quem tem problemas de visão e pratica esportes. O app funciona com um assistente que fala todos os detalhes de uma caminhada, corrida, esqui, ciclismo e alguns outros. Todos nos quais, por um GPS, possa haver monitoramento de distâncias percorridas.

Já pensou em criar, editar e compartilhar anotações em Braille? O iBrailler Notes é um aplicativo para iOS que permite escrever em Braille no iPad. Assim, a fim de facilitar ainda mais seu uso, o app deve ser usado em conjunto com o recurso VoiceOver do iOS.

Aos deficientes visuais que amam ler, O Ubook tem funcionamento parecido com serviços de streaming, só que o produto aqui é o audiolivro. Trata-se de um aplicativo gratuito para Android e iOS que conta com a versão móvel do catálogo de audiolivros da Ubook Editora.

No ambiente de trabalho, os deficientes visuais ainda podem contar com ampliador de textos (o Ruby aumenta textos em até 14 vezes para pessoas com visão reduzida), navegador em Braile (O Focus 40 Braille permite a navegação em ambiente Windows e na internet) e impressora de textos em braille.

Estas são apenas algumas dicas de acessibilidade funcional a deficientes visuais. Até os relógios se adaptaram à realidade desse público. É o caso do Android Wear e do Apple Watch.

Acessibilidade para todos

Conectados ao mundo como atores sociais, pessoas com deficiência visual renunciam às lógicas de exclusão. A tecnologia acessível proporciona a eliminação de barreiras diárias, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo, apresentação da informação em formatos alternativos e orientação espacial. Ou seja, a tecnologia trouxe aos deficientes visuais a chance de serem comunicados, lidos e interpretados e também de comunicar ler e interpretar.

Fonte: Dialogando - Tecnologia para deficientes visuais (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Tecnologia para deficientes visuais 2019-12-05 19:30:57
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)