tatuagem-tecnologica-que-transmite-informacoes tatuagem-tecnologica-que-transmite-informacoes

Tatuagem tecnológica que transmite informações

Tatuagem tecnológica que transmite informações

Pode esquecer aquela ideia de tatuagem que você conhece, com agulhas, tinta e dor. Um projeto desenvolvido em parceria entre a Microsoft e o Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) pode deixar muita gente com vontade de ter o seu corpo marcado por um desenho. E em um futuro não tão distante…

O DuoSkin revela tatuagens bonitas esteticamente, eletrônicas e sim, temporárias. Extremamente fina e delicada, essa tattoo aplicada sobre a pele teria uma atuação sensível ao toque, sendo capaz de se comunicar com o smartphone ou notebook. Assim, você teria conhecimento de diversos dados do seu corpo, como a temperatura atual. O DuoSkin ainda é um protótipo – ou seja, sem data para lançamento nem preço – mas já tem três tipos de interface:

Input

Aqui, é a tatuagem que transmite dados para o seu corpo, percorrendo o caminho tradicional da informação. A intenção é usar a sua pele como um transmissor de comandos, em que você atua como se fosse botões ou o touchpad de um laptop/celular. Já imaginou usar o seu corpo como controle para a música do seu celular ou até apertar uma pequena parte da pele para conseguir atender a uma ligação?

Output

Nesse tipo de tattoo, a informação faz o caminho inverso e é o seu corpo que transmite os dados para a tatuagem. No protótipo desenvolvido, graças ao uso de pigmentos especiais, a inovação pode medir a temperatura do seu corpo, mostrando os graus de acordo com a mudança de cor.

Comunicação

Para o sistema de comunicação funcionar, a tatuagem inclui um chip que armazena dados para serem enviados a outros dispositivos. A informação grudada no seu braço pode incluir senhas, cartão de visitas, agendas, contatos e mais. No futuro, quem sabe, seu cartão de crédito pode estar na sua pele… Pelo menos, não teria como perder ou esquecer em casa.

A grande vantagem em relação a outros wearables, como relógios inteligentes, é o preço. A tatuagem é muito mais barata e é bem mais personalizável, podendo variar de acordo com a preferência de cada um.

A matéria-prima principal do DuoSkin são folhas de ouro, que, acredite, é bem barato e muito raramente causa alergia. Além disso, o ouro é altamente durável, resistente (sem deixar de ser maleável) e é um ótimo condutor de informações, pois interage com circuitos eletrônicos sensíveis ao toque.

“Nossa intenção é realmente tornar o produto acessível a qualquer um”, diz a chefe da equipe de pesquisadores, Cindy Hsin-Liu Kao. Além de todas as vantagens, diz ela, é esteticamente belo e pode, com o tempo, ser até uma joia. Em resumo, é útil, bonito e barato.

Fonte: Dialogando - Tatuagem tecnológica que transmite informações (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Tatuagem tecnológica que transmite informações 2019-12-13 18:10:45
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)