Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria

Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria

Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria

Os métodos tradicionais de identificação estão com os dias contados. O reconhecimento – ou biometria – facial, habilitado pelos recursos avançados da inteligência artificial, começa a substituir as velhas senhas com mais precisão e segurança, em funcionalidades onde a imaginação é o limite.

O que torna essa tecnologia tão eficaz e versátil é a interpretação de dados em questão de segundos. Por meio de uma câmera, o software lê e registra detalhes e medidas do rosto de cada indivíduo. Essas informações são codificadas e armazenadas e podem inclusive estar integradas a outros bancos de dados.

O controle de acesso a ambientes restritos é a aplicação que se tornou mais comum. Como em cenas de filmes de ficção, um computador escaneia o rosto da pessoa e libera a entrada em prédios, eventos e festas, se ela estiver na lista de convidados.

A tecnologia também é útil para agilizar o registro de ponto dos funcionários ou a lista de presença dos alunos em sala de aula, por exemplo.

A biometria facial está revolucionando a experiência de compra e as técnicas de marketing. Além de acusar a entrada do cliente no estabelecimento, possibilitando a oferta de produtos de acordo com o perfil da pessoa, permite a análise das expressões e reações do consumidor, captando elementos que podem direcionar as próximas campanhas.

A Omnistory, inaugurada em São Paulo e denominada a “loja do futuro”, já usa. A Amazon está desenvolvendo um projeto-piloto de loja física sem atendentes, onde toda a interação e pagamento estão baseados na identificação do visitante.

Segurança é outro setor em que o reconhecimento facial ganha destaque, tanto por sua precisão, estimada em quase 100%, quanto pelo baixíssimo risco de fraude. O novo iPhone X, da Apple, traz o Face ID, função que desbloqueia o celular por biometria facial.

Nos aeroportos brasileiros, passageiros que chegam de voos internacionais são mapeados pela Receita Federal, especialmente para apontar potenciais riscos de contrabando ou drogas.

Com base no mesmo recurso, a companhia aérea Gol lançou o Selfie Check-In, no qual basta o usuário registrar sua foto no aplicativo no smarthone para liberar o bilhete de embarque por meio da leitura facial.

Na saúde as possibilidades são infinitas. A UNICAMP, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos EUA, desenvolveu um software baseado em biometria facial capaz de identificar síndromes genéticas raras. A taxa de acerto do computador foi superior a 96%.

E você, o que espera dos próximos avanços na área da inteligência artificial? Conte pra nós nos comentários! (:

Fonte: Dialogando - Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Mauro

    30/12/2017 17:03

    Feliz 2018

    • Dialogando

      17/01/2018 15:59

      Feliz ano novo pra você também, Mauro! Continue acompanhando o Dialogando em 2018 e deixe suas reflexões nos comentários das matérias! ?

  • Renata

    30/12/2017 16:48

    Achei muito interessante é legal.mas será que esse tipo de indentificação funciona para celulares também?

    • Dialogando

      17/01/2018 15:58

      Funciona sim, Renata! O próprio celular citado na matéria, o iPhone X, já possui essa tecnologia. ?

  • Juscelino

    29/12/2017 21:42

    Estamos vivendo uma verdadeira revolução tecnológica.

    • Dialogando

      17/01/2018 15:58

      Juscelino, você já ouviu falar da "Quarta Revolução Industrial"? Acompanhe um pouco sobre o assunto no <a href="http://dialogando.com.br/a-quarta-revolucao-industrial-e-o-futuro-dos-empregos/" rel="nofollow">nosso texto</a>!

  • Terin

    29/12/2017 18:23

    O projeto supra citado é interessante, pois nos traz segurança .

    • Dialogando

      31/01/2018 13:39

      Obrigado pelo comentário, Terin! Gostaríamos de recomendar a leitura do nosso texto <a href="http://dialogando.com.br/o-que-e-identidade-digital/" rel="nofollow">'O que é identidade digital?'</a>.

  • Cláudio Afonso da Cunha Barros

    29/12/2017 11:41

    Excelente. A tecnologia a favor da humanidade.

    • Dialogando

      17/01/2018 15:53

      Estamos sempre de olho em inovações da tecnologia que possam contribuir com a humanidade. Continue acompanhando o nosso site, Cláudio!

  • Marco Aurélio

    28/12/2017 12:40

    Acho muito legal como faço para adquiri

    • Dialogando

      17/01/2018 15:52

      Marco, você pode adquirir um iPhone X em qualquer loja de eletrônicos.

  • Maria

    18/11/2017 15:33

    Legal

Inteligência Artificial: conheça os avanços na área de reconhecimento facial e biometria 2019-11-25 21:45:32
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)