Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários

Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários

Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários

O batizado do sobrinho, a viagem para a praia, o aniversário da mãe, o happy hour: tudo é postado na internet, com atualizações constantes. Esse hábito é incentivado pela maneira como as redes sociais funcionam e como elas levam o usuário a agir.

Apesar desse comportamento ser questionável por muitos pontos de vista, o compartilhamento do cotidiano tornou muito mais fácil o monitoramento, a compreensão, o suporte e até mesmo a previsão de desastres naturais.

O Flickr foi a rede analisada para entender como pode ser prevista a chegada desses fenômenos e adotar a forma mais efetiva para enfrentá-los.

Por meio dos dados divulgados com o upload de uma foto, como legenda, tags e localização, uma pesquisa que monitorou a rede por dez anos identificou que os posts colaboram para detectar riscos e explorar históricos de regiões específicas. Com isso, podem ser adotadas ações de prevenção e de proteção.

Outro estudo acompanhou a relação entre o desenvolvimento do furacão Sandy e o fluxo de posts no Twitter a respeito do tema, por meio do acompanhamento de palavras-chaves. A descoberta surpreendente foi que ambos os aspectos analisados têm uma mesma curva de crescimento e queda.

Com o aumento de informações sobre esse tipo de acontecimento, fica mais fácil entender as dimensões dos danos e tornar mais ágil o envio de ajuda.

O Facebook entra neste cenário de maneira mais ativa e proposital. Em 2015, a plataforma lançou um recurso que ajuda pessoas a comunicar a amigos e parentes que estão bem e seguros, caso estejam em zonas de risco, por meio do Status de Segurança.

Em junho deste ano, uma nova funcionalidade de auxílio foi lançada: por meio dos dados do status, check-ins e outros posts, a plataforma agora conta com um mapa que indica onde as pessoas estão na hora em que o desastre ocorre, para onde estão indo e em que locais estão se declarando seguras. 

Com essas informações, a plataforma aciona instituições humanitárias, que podem agir de maneira localizada e efetiva.

Esses recursos se tornaram cada vez mais importantes para elaborar estratégias de combate, proteção e segurança para situações de risco, já que outras variáveis têm influenciado para que s efeitos de desastres se acentuem. Você já utilizou algum deles? Conte nos comentários!

Fonte: Dialogando - Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres

Comentário(s)

  • Luis Gustavo Guimarães

    13/07/2018 18:30

    Em referência ao CONTRATO TORRE MONTE ALTO/SP ( VIVO/ telefonica) ocorreram alterações no nome da firma proprietária e na conta bancária, a quem devo me dirigir para as correções necessárias?, Luis Gustavo Guimarães jardiplan@zipmail.com.br R Jeremias de Paula Eduardo, 1208 - Monte Alto-SP CEP nº15 910 - 000 Solicito informação sobre quem eu devo entrar em contato urgente

    • Dialogando

      16/07/2018 20:43

      Olá, Luis, boa tarde! Abaixo, seguem links do portal VIVO com as opções de canais de atendimento. Cada um dos links é referente a um tipo de serviço contratado. https://assine.vivo.com.br/empresas/pequenas-e-medias/atendimento/movel https://assine.vivo.com.br/empresas/pequenas-e-medias/atendimento/voz-fixa https://assine.vivo.com.br/empresas/pequenas-e-medias/atendimento/internet-e-tv Obrigado!

  • jUNIOR VAGNER DA silva rodrigues

    31/12/2017 13:18

    Ola Pessoal Tomem Muito Cuidado Com Algumas Postagens Ou Publicações Que Estão Postadas No Face, Twitter, Instragram, Youtube Hoje Em Dia Devemos Ter Cuidado

    • Dialogando

      31/01/2018 13:40

      Junior, depois dê uma passadinha no <a href="http://dialogando.com.br/dicas-de-privacidade-no-facebook/" rel="nofollow">nosso texto</a> com dicas de privacidade no Facebook. ?

  • joao belarmino ferreira de souza

    16/12/2017 13:01

    ola bom dia ninguem pode mais se esconde pois a internet veio para facilita omesmo tempo estamo em perigo temos que se prepara e acompanhar a evuluçao.

    • Dialogando

      17/01/2018 15:48

      Não há dúvidas de que podemos encontrar ajuda nas aplicações da matéria, João. ?

  • neuza

    12/12/2017 12:41

    Muito bom

    • Dialogando

      17/01/2018 15:41

      Obrigado pelo carinho, Neuza! ?

Redes sociais lançam recursos de prevenção e segurança dos usuários 2019-11-25 21:36:51
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)