Quanto Vale Um Emoji? Quanto Vale Um Emoji?

Emojis: facilitando ou atrapalhando a comunicação?

Emojis: facilitando ou atrapalhando a comunicação?

Você já parou para pensar em como os emojis estão modificiando a comunicação online? Enquanto alguns professores dizem que o recurso pode facilitar o processo, outros afirmam que enfraquecem a capacidade de expressão dos usuários.

Fomos consultar autoridades no assunto, e segundo especialistas, um emoji pode valer mais do que mil palavras. Curiosamente, os Dicionários Oxford – um dos mais respeitados do mundo – elegeram emoji a “a palavra do ano” em 2015.

Não é pouca coisa uma obra que representa a essência das palavras de uma língua homenagear algo que, em tese, não é nem uma palavra, mas justamente o contrário. Para os linguistas que fizeram a escolha, um emoji pode e deve, sim, ser considerado uma palavra.

Afinal de contas, dizem eles, o que define uma palavra é sua função de comunicar uma ideia a outra pessoa. “Na falta de telepatia, temos a linguagem”, diz o site dos Dicionários Oxford.

“A linguagem é o instrumento mais poderoso do mundo para transmitir nossos pensamentos, mudar as ideias e as atitudes dos outros”, justificando a escolha de emoji como a palavra do ano. Outros especialistas concordam, como o professor Owen Churches, da Faculdade de Psicologia da Universidade Flinders, na Austrália.

As pessoas reagem aos emoticons do mesmo modo que reagem a um rosto real sorrindo, ou seja, um emoji de um sorriso é interpretado como um sorriso de verdade.”

“O emoji não ameaça a sobrevivência da diversidade cultural nem requer que se aprenda um novo código como numa língua estrangeira”, defende Marcel Danesi em seu livro The semiotics of emoji: the rise of visual language in the age of the internet (“A semiótica do emoji: a ascensão da linguagem visual na era da internet”).

O fenômeno do emoji vem de um desejo humano de aumentar o alcance da comunicação entre pessoas que falam diferentes idiomas sem ter que substituí-las. Haveria menos mal-entendidos, e laços culturais e econômicos entre países poderiam ser mais fortes.”, acrescenta o autor, para quem acredita que o mundo seria melhor se todos falassem a mesma língua, sem ambiguidades.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o uso de emojis, tente reparar naqueles que você mais utiliza para se expressar e em como eles facilitam a comunicação 🙂

Fonte: Dialogando - Emojis: facilitando ou atrapalhando a comunicação? (2017)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Emojis: facilitando ou atrapalhando a comunicação? 2020-01-20 21:58:12
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)