mulheres na tecnologia mulheres na tecnologia

Por mais mulheres na tecnologia

Por mais mulheres na tecnologia

O mundo da tecnologia deverá vencer quando o setor contar, enfim, com maior injeção de talentos femininos e todos os atributos que tornam as mulheres absolutamente diferenciadas nos cuidados com o próximo.

A presença feminina nas áreas científicas vem progredindo, mas ainda de forma bastante tímida. Mulheres são apenas 20% do quadro de profissionais de TI no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

A informação é perversa, se considerarmos que mais da metade dos internautas no Brasil são mulheres, cenário que deveria habilitá-las a pensar em novas soluções tecnológicas de forma igualitária.

As razões por trás da disparidade de gênero em todas as áreas de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – vão desde a falta de oportunidades (o eixo ainda sofre de um mal comum a toda a sociedade, o machismo) até a falta da experiência necessária para desempenhar as funções correlatas a essas disciplinas.

Estes e outros motivos fizeram nascer a Jornada de Aprendizado da Heroína, projeto que você conhece neste Dia Internacional da Mulher, data que deve ser reverenciada todos os meses, a cada dia!

O projeto

A iniciativa – de pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa – vai capacitar alunas entre 15 e 21 anos para desenvolver as habilidades necessárias e motivá-las a atuar nessas áreas.

Sua primeira aplicação acontecerá ao longo deste mês, durante um curso gratuito de Aprendizado de Máquinas (machine learning) que será oferecido, principalmente, no Brasil e em Portugal.

Se você se interessou, prepare-se, porque a jornada promete trazer linguagem e dinâmica simplificadas, mas vai requerer determinação. Para receber o canudo com a certificação, as beneficiárias do programa terão que realizar avaliações e o documento só será entregue às alunas que completarem o curso integralmente.

A participação não exige qualquer conhecimento na área tecnológica e as inscrições devem ser feitas pelo site do projeto.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Jornada de Aprendizado da Heroína soma esforços para contemplar três das dezessete metas dos ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). São elas:

a) Meta 4 – Educação de qualidade: mais do que garantir que todos os jovens concluam a educação básica, a meta ainda prevê que todo processo de educação formal deve primar pelo desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desde a primeira infância até a formação técnica e superior. A alfabetização de jovens e adultos e sua qualificação para o mundo do trabalho são preocupações que complementam este objetivo.

b) Meta 5 – Igualdade de gênero: o empoderamento de meninas e mulheres é o tema deste ODS, que pede o fim da discriminação e da violência contra mulheres e meninas. Para além da dimensão da cidadania e do direito à vida, a meta trata também de questões econômicas, buscando reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros e heranças. Como estratégia para conferir mais poder às mulheres, está o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

c) Meta 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: dentre os detalhamentos do eixo muitos tratam da economia internacional, seja por metas de desempenho econômico, seja por busca de eficiência e produtividade. O empreendedorismo e o valor à criatividade e à inovação são temas deste objetivo, que incentiva a formalização e o crescimento de micro, pequenas e médias empresas. Uma preocupação especial é com o trabalho para grupos sociais específicos, como as mulheres, as pessoas com deficiência e os jovens.

Fonte: Dialogando - Por mais mulheres na tecnologia (2022)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Por mais mulheres na tecnologia 2022-03-11 17:42:48
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)