Não é surpresa que durante o período de quarentena, desde março do ano passado, a quantidade de lives tenha aumentado significativamente. Em junho de 2020, o Brasil já liderava o ranking mundial de lives no YouTube.
Em meados de agosto, o LinkedIn – rede social focada em contatos profissionais – anunciou que seu recurso de lives (anunciado previamente em fevereiro de 2019) estaria disponível a todos os usuários, mediante aprovação da plataforma.

Como fazer lives no LinkedIn?
Para começar a realizar as transmissões ao vivo, é preciso preencher um formulário na plataforma e aguardar a aprovação. Por se tratar de uma rede social com informações profissionais e vagas de trabalho, o processo é rígido para garantir a segurança de todos os usuários.
A aprovação, de acordo com o LinkedIn, será baseada em quatro pilares:
- o histórico de criação de vídeo e conteúdo em geral;
- o histórico de tamanho de público-alvo e engajamento;
- se a conta de usuário ou página está qualificada;
- se a autenticação de dois fatores está ativada nas configurações da conta.
Ainda de acordo com a plataforma, apenas usuários selecionados serão comunicados via e-mail, ou seja, se você se candidatou para se tornar apto a realizar as lives e não recebeu resposta, seu pedido pode ter sido negado.
Para facilitar a aprovação, o LinkedIn sugere que todas as seções do seu perfil estejam configuradas como “públicas”, principalmente as seções Artigos e Atividades, Experiência Profissional e Educação.
Após aprovação, o que fazer?
Com o pedido aprovado, é importante ler atentamente as diretrizes e melhores práticas para a criação de conteúdo na plataforma. Vendas e streams promocionais estão proibidos, assim como conteúdo pré-gravado ou editado.
As transmissões precisam ter no mínimo 15 minutos de duração, e o conteúdo precisa necessariamente ser de teor profissional.
Com essas condições em mente, é o momento de escolher a ferramenta de transmissão – aplicativos de terceiros, aprovados pelo LinkedIn, que irão possibilitar que sua live seja transmitida em sua página de perfil. O próprio LinkedIn lista as ferramentas disponíveis e respectivos links para acesso e download.
Realizar lives no LinkedIn pode ser uma ótima alternativa para workshops e palestras profissionais, que antes eram realizadas de maneira presencial, atingindo assim um número maior de público sem comprometer as recomendações de saúde da OMS que ainda estão em vigor!
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