Inteligência Artificial E Seu Poder De Revolução Inteligência Artificial E Seu Poder De Revolução

Inteligência artificial e seu poder de revolução

Inteligência artificial e seu poder de revolução

Segundo um estudo realizado pela Vanson Bourne, com cerca de 260 grandes empresas de operações globais, 80% delas já investem em Inteligência Artificial.

Recentemente, o CEO do Google, Sundar Pichai, declarou em entrevista que considera a IA tão revolucionária quanto as mais importantes descobertas históricas da humanidade, como o fogo ou a energia elétrica.

Já para o mentor em inovação e especialista em tecnologia da Escola Open, Luiz Gustavo Comeli, a AI pode causar mais impacto a sociedade.

A mudança pode ser muito maior do que a descoberta do fogo, principalmente pela capacidade exponencial de geração de soluções que vieram e que ainda virão com aplicações de Inteligência Artificial. As mudanças obtidas a partir de aplicações com IA são as mais variadas e fantásticas, desde diagnósticos certeiros para a saúde que permitem salvar vidas, até robôs e carros autônomos”, diz o especialista. 

Embora os benefícios sejam significativos, a tecnologia também pode trazer riscos, como qualquer inovação. Comeli acredita que, semelhante a toda invenção do homem, as soluções podem ser positivas ou negativas.

A descoberta do fogo já trouxe inúmeros benefícios a sociedade, mas também foi responsável por grandes tragédias. Para a IA seguimos os mesmos princípios, se mal utilizadas poderão trazer grandes prejuízos a sociedade. A mesma tecnologia que salva vidas, pode ser usada para roubar dinheiro em bancos, produzir armas e servir como instrumento de dominação de um povo”, alerta o especialista.

Mesmo com os riscos, nem o CEO do Google e nem o mentor em inovação, acreditam que o avanço da tecnologia será freada. O especialista garante que empresas, instituições e governos terão de criar condições e meios para diminuir seus riscos e também prevê um futuro de sucesso com novas descobertas.

“A Inteligência Artificial está transformando a forma como pessoas e empresas se relacionam, o que faz com que novas soluções sejam criadas, novos padrões sejam observados e novas respostas obtidas, só que de uma maneira cada vez mais ágil e certeira. A IA irá exponenciar a capacidade de criar novas formas, produtos e soluções”, finaliza.

Fonte: Dialogando - Inteligência artificial e seu poder de revolução (2018)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Inteligência artificial e seu poder de revolução 2019-11-25 20:41:43
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)