O que é e como criar um moodboard?

17 de junho de 2021

Também conhecido como painel semântico ou painel de temperamento, o moodboard é uma composição de vários elementos visuais que formam a representação da identidade de um projeto. Ou seja, ao criar uma empresa, site ou mesmo um canal nas redes sociais, o moodboard auxilia na visualização final do projeto. 

O termo surgiu na arquitetura: quando o profissional precisa criar um exemplo de como o projeto ficará ao final da obra para que o cliente consiga visualizar de forma simples o resultado esperado, ele cria um moodboard.

O termo surgiu na arquitetura: quando o profissional precisa criar um exemplo de como o projeto ficará ao final da obra para que o cliente consiga visualizar de forma simples o resultado esperado, ele cria um moodboard.  

Quando trazido para o mundo digital, o moodboard pode ajudar desde influenciadores e criadores de conteúdo a pequenos vendedores ou empreendedores autônomos. 

Como fazer um moodboard? 

Na prática, o moodboard não passa de uma colagem de elementos visuais que irão guiar a identidade de um projeto. A palavra mood, em português, significa humor, e pode determinar o estilo a ser seguido. O primeiro passo é escolher uma ferramenta de design, como o Canva, por exemplo. 

A partir daí, é começar a juntar e colecionar elementos visuais que goste e que façam sentido com seu projeto. Quais cores combinam melhor com o tema do seu negócio? Fotos da cidade ou fotos da natureza? Fontes mais rebuscadas ou algo mais simples? Desenhos ou ilustrações são bem-vindos? 

Ao responder cada item, o moodboard vai se formando e o resultado será um guia prático para aplicação no projeto. Abaixo, seguem alguns exemplos de moodboards padrão da ferramenta Canva: 

Exemplo de Moodboard tons terrosos 
Exemplo de Moodboard verão
Exemplo de Moodboard tons quentes

Dá para notar nos exemplos acima que o mood (ou humor) dos painéis é bem diferente um do outro. Enquanto o primeiro passa uma sensação de sobriedade, o último passa uma ideia de alegria e movimento. Este é o pensamento que deve ser respondido ao fazer um moodboard: qual sensação quero passar? 

Como aplicar o moodboard? 

Com o painel pronto e os elementos determinados, é hora de aplicar o moodboard ao projeto. Salve as cores escolhidas, criando uma paleta de cores que será usada em todos os momentos do projeto: em banners e imagens do site, nas cores do logotipo da empresa ou nas postagens em redes sociais, por exemplo. 

As fontes escolhidas também deverão ser usadas sempre que houver a possibilidade. Alguns sites de blogs, por exemplo, podem não oferecer a fonte escolhida em seu catálogo, mas elas ainda podem ser usadas em imagens que serão adicionadas ao texto. 

Se o conteúdo a ser produzido no projeto envolve fotos de roupas e figurinos, procure combinar as peças de forma que se encaixem no mood determinado no painel semântico.  

Com tudo pronto, compare os resultados de seu trabalho com o moodboard feito no início e faça ajustes caso julgue necessário. Consulte sempre o painel para garantir que está seguindo o que foi planejado.

Com tudo pronto, compare os resultados de seu trabalho com o moodboard feito no início e faça ajustes caso julgue necessário. Consulte sempre o painel para garantir que está seguindo o que foi planejado.  

A mensagem que passamos no mundo digital não se resume somente ao texto que escrevemos ou ao que falamos, os elementos visuais contam muito! Se seu projeto pretende passar mensagens mais sérias, evite elementos muito coloridos ou ilustrados, por exemplo. Lembre-se de que consumimos conteúdo usando todos os sentidos!  

Fonte: Dialogando - O que é e como criar um moodboard? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica