Dialogando Dialogando

9 dicas de tecnologia para um trânsito consciente e mais responsável​

9 dicas de tecnologia para um trânsito consciente e mais responsável​

Ah! A tecnologia. Nós AMAMOS, mas ela pode ter duas faces, a depender da utilização humana: a positiva e a negativa. 

No Maio Amarelo, listamos como você pode usá-la a favor de um trânsito consciente e mais saudável. Porque tecnologia é um recurso que pode auxiliar muito nossas vidas, se usada com sabedoria =] 

1) Não Perturbe  

O trânsito consciente começa com as duas mãos no volante ao longo de todo o trajeto. Exceto se uma delas tiver de fazer algum sinal, a qualquer momento, para estabelecer comunicação com motoristas e pedestres.  

Com base nessa máxima, a Apple disponibiliza a função Não Perturbe ao Dirigir, já acoplada ao iPhone. Quando ativado, o recurso silencia e limita mensagens de texto e notificações de origens diversas.  

O sistema Android disponibiliza recurso similar e pode ser acionado no Modo Carro automaticamente no smartphone Pixel. 

2) Drive Awake  

Seu olho fechou, o alarme tocou. Drive Awake é o app que captura sinais de sonolência ao volante através da câmera do usuário, com a leitura de seu próprio olhar. Para a otimização da tecnologia, é importante posicionar corretamente seu dispositivo.  

Desenvolvido na Tailândia, é uma boa opção especialmente para quem faz longos percursos e dirige com frequência à noite, já que identifica os momentos em que uma pausa para o descanso pode salvar tanto a vida do motorista, quanto a daqueles que o cercam. Gratuito. Está disponível apenas para IOS, mas sistemas Android contam com aplicativos similares, como o Drowsy Driving Alert.  

3) Vivo Car 

As definições para o termo conectividade foram atualizadas com sucesso, porque você não precisa mais de um carro inteligente para surfar na internet em tempo real. 

O Vivo Car transforma automóveis comuns em veículos conectados mesmo se seu smartphone for gerido por outra operadora. Um Wi-Fi móvel com 40 GB/mês para que até 5 passageiros possam navegar em serviços de streaming, redes sociais e muito mais. 

Traz recursos de geolocalização, para que você consulte a posição do automóvel a qualquer momento, entrega dados sobre a saúde do carro, notifica o motorista em eventual possibilidade de colisão e excesso de velocidade, dentre muitos benefícios. VIVA por um trânsito consciente =] 

4) Waze 

Fuja do trânsito com a tecnologia mais popular do segmento na atualidade. O app – totalmente dirigido por voz, em 9 idiomas diferentes – despista motoristas dos indesejados engarrafamentos e informa os trajetos mais adequados, já com a entrega do tempo previsto e informações atualizadas sobre o trânsito. 

A solução gratuita emite alerta de acidentes e indica os postos policiais mais próximos de sua localização. Sua base de dados é colaborativa, ou seja, os próprios usuários fornecem dados e opiniões o tempo todo, a fim de tornar seu desempenho mais assertivo para toda a comunidade de mais de 115 milhões de pessoas, em 185 países. 

5) Google Maps 

Similar ao Waze, o Google Maps traça as melhores rotas, oferece informações sobre o trânsito e também prevê o tempo estimado do percurso. Natural da família Google, já vem disponível da fábrica em celulares Android e ainda conta com o recurso Street View, que entrega ampla visão por satélite do endereço de destino do usuário. 

O app também colabora para o trânsito consciente de outros atores da mobilidade urbana. Usuários de trens, metrôs, ônibus, ciclistas e mesmo pedestres contam com a ferramenta para pesquisar trajetos, valores e as integrações mais assertivas no transporte público. 

6) Bluetooth 

Seja para procurar uma música ou atender chamadas, dentre outras interações, conecta e troca informações entre dispositivos e telefones celulares, tecnologia que contribui para que seus olhos fiquem atentos à pista e as mãos, sempre no volante.  

Se o aparelho de som do seu carro não conta com a opção de compatibilidade, acalme-se! Há acessórios de instalação simples (e baratos, inclusive) que permitem conexão sem a necessidade de uma infinidade de fios, para que você mergulhe no fantástico mundo do trânsito consciente. 

7) Android Auto e Car Play 

Os comandos de voz também imperam nos aparelhos de sistema Android. O Android Auto é a tecnologia desenvolvida pela Google para que até mensagens de texto sejam respondidas verbalmente ao conectar seu smartphone ao visor do automóvel. Com a ajuda do Google Assistente, diga “Ok Google” e fique por dentro da previsão do tempo, ouça suas músicas favoritas e encontre rotas, sem qualquer esforço. 

Com o mesmo objetivo, a ‘turma da maçã’ conta com o Car Play da Apple, que conecta seu iPhone a recursos de segurança valiosos para te manter seguro e atento à direção. A “co-pilota” do app é a Siri, seu terceiro braço para mais liberdade na condução. 

8) TomTom AmiGO 

Gratuito, o app vem se somando às soluções para o trânsito consciente desde 2017. 

Com interface de utilização bastante simples, possui versões compatíveis com a maioria dos veículos Android Auto, podendo ser um substituto dos populares Waze e Google Maps. 

app livra condutores de rotas de acidentes, emite sinais de alerta para zonas de perigo e envia relatórios com informações cedidas por sua comunidade verificada. 

9) Deixe o carro pra lá! 

Os maiores aliados do motorista cansado (ou que quer evitar as aglomerações do transporte público) reinam no mundo dos apps de transporte privado como o Uber, 99Taxi, e o Cabify – os mais populares do segmento. 

Tecnologia alternativa de mobilidade urbana indispensável para condutores que reconhecem os riscos da direção em situações de fadiga e sonolência. 

Está cansado? Deixe o seu carro na garagem e vá até seu destino tirando um cochilo. O trânsito consciente requer esforço e comprometimento de todos nós! 

Fonte: Dialogando - 9 dicas de tecnologia para um trânsito consciente e mais responsável​ (2021)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
9 dicas de tecnologia para um trânsito consciente e mais responsável​ 2021-09-17 12:13:54
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)