impressora-3d-cria-protese-para-atletas-paralimpicos impressora-3d-cria-protese-para-atletas-paralimpicos

Impressora 3D cria prótese para atletas paralímpicos

Impressora 3D cria prótese para atletas paralímpicos

A impressão 3D é uma tecnologia relativamente nova e que atrai a curiosidade e imaginação de muitos. O que será possível imprimir no futuro? Essa tecnologia já vem sendo muito usada na medicina e garantindo excelentes resultados, como as próteses para pessoas com deficiência.

Desta vez, os holofotes estarão em Denise Schindler, uma ciclista alemã participante do Rio 2016 com uma prótese criada pela Autodesk, empresa famosa por criar diversos softwares 3D, como 3ds Max, Maya e CAD.

Denise perdeu a perna em um acidente quando tinha apenas dois anos de idade. Ela conquistou uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012, além de outras duas medalhas de prata e de bronze no Campeonato Mundial de Paraciclismo.

A perna protética foi resultado de uma parceria entre a atleta e a Autodesk, muito conhecida pelo software AutoCAD. Antes dessa parceria, a prótese da alemã era feita à mão, por profissionais que fundiam gesso e o refinavam durante semanas. Esse processo demorava até 10 semanas e tinha um custo altíssimo.

A prótese impressa em 3D demorou apenas cinco dias para ficar pronta e custou 25% do preço da versão artesanal, sem afetar a qualidade. Foram feitas 52 versões digitais da prótese, até chegar no resultado perfeito para a atleta.

A atleta elogiou o conforto da prótese e acredita ser um verdadeiro avanço o desenvolvimento de uma prótese bem ajustada e que não comprometa o desempenho, em um tempo menor e com um custo menor que o dos meios tradicionais.

Com a popularização da impressão 3D, com certeza veremos cada vez mais atletas utilizando essa incrível tecnologia.

Fonte: Dialogando - Impressora 3D cria prótese para atletas paralímpicos (2016)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Impressora 3D cria prótese para atletas paralímpicos 2019-12-13 19:17:56
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)