Hashtags: para que servem e como utilizar corretamente?

31 de janeiro de 2021

O conceito das hashtags foi criado em 2007 pelo designer Chris Messina, no Twitter – rede social de microblogging – com a intenção de agrupar mensagens e buscar por temas e conteúdos específicos nas redes sociais. Com o tempo, o uso evoluiu do agrupamento de mensagens para movimentos sociais pelo mundo todo, como o #MeToo e o #BlackLivesMatter.

Ao abrir uma postagem em rede social hoje em dia, especialmente no Instagram, é bem comum ver diversas hashtags em uma única postagem. Isso porque o uso influencia na descoberta de novas postagens e conteúdos. Empresas e influenciadores utilizam o recurso em busca de novos seguidores e um público mais amplo.

Para usar de uma forma benéfica, no entanto, é preciso entender alguns pontos:

  • O Instagram limita o uso em até 30 hashtags por postagem, mas isso não significa que você precise utilizar todas: o uso exagerado pode classificar seu post como spam e o alcance será menor;
  • Não há um número correto de hashtags para usar, mas pesquisas entre marcas com perfis bem-sucedidos indicam que o ideal é usar de duas a cinco hashtags por post;
  • Se quiser ou precisar utilizar mais de cinco hashtags, o recomendado é postar o restante no primeiro comentário da sua postagem;
  • Além de usar hashtags comuns que são utilizadas muitas vezes ao dia (como #happy ou #love), você também pode criar a sua própria, basta adicionar o símbolo # e escrever normalmente, sem espaços, o termo que gostaria de criar.

Como escolher as melhores hashtags?

O mais indicado é misturar hashtags bastante usadas com algumas mais específicas, assim o alcance será balanceado e o novo público a ser atingido terá mais qualidade. Mas como escolher quais usar?

Pesquisa

O primeiro passo é pesquisar e observar entre marcas e influenciadores que estejam em alta e tenham um bom número de seguidores. Observe quais hashtags eles costumam usar, se costumam repetir em outras postagens e se estão criando suas próprias.

Clique nas hashtags e observe o conteúdo que está sendo agrupado nelas, se há uma quantidade grande de posts e se o conteúdo e tema fazem sentido com o seu conteúdo e a sua mensagem.

Usando plataformas e apps

Algumas empresas especializadas em mídia social criaram ferramentas para a busca das mais adequadas para cada necessidade, além das tendências em alta e sugestões de como aplicar.

É o caso da plataforma Later, que, além do serviço de hashtags, também permite o agendamento de posts e a postagem automática no primeiro comentário com as mais selecionadas.

Com propostas semelhantes, existem ainda a Sprout Social e Postcron. As plataformas citadas são focadas em perfis profissionais para marcas ou criadores de conteúdo e influenciadores com uma carga de trabalho mais robusta.

Para perfis iniciantes, uma ótima alternativa é o Tags Finder, recurso gratuito que busca hashtags por semelhança, ou seja, basta digitar uma palavra-chave para obter as 30 principais relacionadas.

O uso constante e correto das hashtags promove, comprovadamente, aumento no alcance das postagens e retenção maior de visitas e público, diversificando a audiência do perfil e expandindo a mensagem a ser passada!

Fonte: Dialogando - Hashtags: para que servem e como utilizar corretamente? Dialogando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Se você continuar navegando, consideramos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Telefonica