fenômeno dos games online fenômeno dos games online

Fortnite, Free Fire e LoL: entenda o fenômeno dos games online

Fortnite, Free Fire e LoL: entenda o fenômeno dos games online

Seu filho passa o dia jogando no videogame ou no computador? Já ouviu falar de Fortnite, Free Fire ou LoL? Esses jogos são uma tendência entre os jovens e adolescentes e fazem parte do gênero Battle Royale.

Nesse tipo de game online, é possível jogar sozinho ou em equipe, além de ser necessário sobreviver e coletar itens para completar missões.

Por isso é preciso que os jogadores utilizem ao máximo sua capacidade de improviso, bons reflexos e reação rápida aos acontecimentos.

Em games Battle Royale, geralmente os jogadores estão confinados em um local (ilha, cidade ou construção). A mecânica dos jogos desse gênero funciona com alguns elementos específicos: o estilo Last Man Standing (o termo em português é “último homem de pé”), exploração e obtenção de recursos e equipamentos para sobrevivência. 

Games como Fortnite, da Epic Games; PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), da Bluehole; e Free Fire, da Garena, possuem versões gratuitas para várias plataformas, como: PlayStation 4, Xbox One, PC e mobile (Android e iOS), e isso contribui para o sucesso do gênero entre os gamers. Lembrando que todos esses jogos são on-line, logo precisam de acesso à internet.

A repercussão de Fortnite nas redes

No domingo, 13 de outubro, durante a 12ª edição da Brasil Game Show (BGS), a maior feira de games da América Latina, o jogo Fortnite teve um evento mundial especial: The End. 

O game, que já estava em sua 10ª temporada, saiu do ar de uma maneira inusitada: um buraco negro se abre, sugando todo o mapa do local, a paisagem e os jogadores. 

Os usuários se surpreenderam, já que, depois disso, ao entrar no jogo, só encontravam o buraco negro no meio da tela.

Assim que o evento começou, o ocorrido entrou para os trending topics do Brasil no Twitter, como um dos assuntos mais comentados. 

Desde então, milhares de pessoas ao redor do mundo assistiram a streamings de gamers profissionais para entender o que significava o buraco negro na tela. Inclusive, muitas pessoas acreditaram que esse poderia ser o fim definitivo do game.

Até que, na tarde da terça-feira, 15 de outubro, os desenvolvedores fizeram um anúncio oficial esclarecendo todos os acontecimentos e que o evento marcava o fim da temporada anterior, dando início à 11ª temporada com uma nova história, recursos, equipamentos e melhorias gráficas no design do game.

gamers e e-sports

A expansão do universo dos games

Outro gênero que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), no qual os jogadores controlam um personagem em uma batalha entre dois times cujo objetivo é derrotar a base principal inimiga. 

Nesse gênero, a Riot Games, desenvolvedora de League of Legends (LoL), anunciou novidades no dia 15 de outubro para comemorar os dez anos do lançamento do jogo.

Com mais de 8 milhões de jogadores conectados diariamente, a Riot Games confirmou o lançamento de uma versão do LoL para smartphone e uma para consoles em 2020. 

O estúdio também aproveitou o momento para anunciar outros três jogos: um de cartas on-line, um de luta e um no estilo FPS (First People Shooter, em português “Tiro em Primeira Pessoa”)

Além disso, a desenvolvedora também investiu em uma série animada inspirada no universo de League of Legends. O lançamento está previsto para 2020.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Newzoo, empresa especializada em análises sobre o mercado de games, o Brasil representa, hoje, o 13º maior mercado gamer no mundo

Dessa forma, é importante observar que o universo dos jogos está em expansão e é uma das áreas do entretenimento que mais cresce anualmente, no mundo todo.

E você, joga ou conhece alguém que curte e-sports? Conte pra gente nos comentários! (:

Fonte: Dialogando - Fortnite, Free Fire e LoL: entenda o fenômeno dos games online (2019)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Fortnite, Free Fire e LoL: entenda o fenômeno dos games online 2019-11-08 14:46:40
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)