Descomplicando a Tecnologia: como fazer videochamadas?

Descomplicando a Tecnologia: como fazer videochamadas?

Campanha: Descomplicando a Tecnologia

Descomplicando a Tecnologia: como fazer videochamadas?

As videochamadas (ou videoconferências) se tornaram parte da rotina de diversas pessoas em 2020 por conta do isolamento social. Um dos aplicativos mais usados para realizar as ligações reportou mais de dois trilhões de minutos de chamadas de vídeo até abril deste ano, com 300 milhões de usuários ativos por dia na plataforma.

Diversos aplicativos realizam videochamadas atualmente, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, por exemplo, e, para cada aplicativo, existe um passo a passo diferente para iniciar uma chamada por vídeo. Listamos abaixo as instruções detalhadas para cada aplicativo, e no vídeo acima, é possível assistir ao compilado de todas as dicas, apresentadas pelo Vivo Guru.

Como fazer videochamadas

WhatsApp

Para iniciar a videochamada, abra o aplicativo e selecione uma conversa ativa (ou seja, alguém com quem você já trocou mensagens anteriormente) ou crie uma nova conversa com um dos contatos que estão salvos no seu celular. Na aba superior, toque no símbolo da câmera para iniciar uma videochamada! Veja o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:

Facebook Messenger

O primeiro passo é garantir que você tenha o aplicativo correto, pois o Facebook Messenger é baixado separadamente do aplicativo do Facebook. Abra o Facebook Messenger, localize o contato desejado e clique para iniciar uma conversa. Na aba superior, clique no ícone da câmera para iniciar uma videochamada. Veja o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:

Google Duo

O Google Duo é o aplicativo de mensagens do Google e permite conversas por vídeo e texto. Para iniciar uma videochamada, utilize a barra de pesquisa para buscar o contato desejado, selecione o contato e clique na opção videochamada na barra inferior da tela. Veja o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:

FaceTime

O FaceTime é um aplicativo nativo dos sistemas operacionais iOS, presentes em todos os smartphones da Apple. Para realizar uma videochamada, abra o aplicativo e selecione o contato desejado. Ao selecionar, duas opções aparecerão na parte inferior da tela: áudio e vídeo. Clique na opção vídeo para iniciar a chamada. Veja o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:

Skype

Com o aplicativo instalado, busque o contato desejado usando a barra de buscas na parte superior da tela. Com o contato selecionado, clique no ícone da câmera na parte superior do aplicativo, para iniciar a videochamada. Veja o passo a passo detalhado no video abaixo:

Independentemente do aplicativo, algumas dicas podem ser aplicadas para que sua videochamada seja melhor aproveitada:

  • Procure realizar a chamada num local bem iluminado, tanto com luzes artificiais (como lâmpadas ou abajures) como pela luz natural do sol.
  • Use fones de ouvido para que a qualidade do som não sofra interferências externas, como barulho de carros na rua, por exemplo.
  • Carregue a bateria do smartphone antes de realizar a chamada, assim vocês não serão interrompidos durante a conversa.
  • Evite compartilhar informações sensíveis, como senhas ou números de contas bancárias, durante uma videochamada.

Utilizando de forma responsável e segura, as videochamadas nos aproximam de amigos e familiares a qualquer momento do dia. 🙂

Fonte: Dialogando - Descomplicando a Tecnologia: como fazer videochamadas? (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Descomplicando a Tecnologia: como fazer videochamadas? 2020-08-31 16:43:20
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)