Descomplicando a Tecnologia: armazenamento em nuvem e backup

Descomplicando a Tecnologia: armazenamento em nuvem e backup

Campanha: Descomplicando a Tecnologia

Descomplicando a Tecnologia: armazenamento em nuvem e backup

Armazenamento em nuvem e backup parecem termos complicados, porém ambos são métodos de proteção e segurança de arquivos e podem ser facilmente realizados por meio do smartphone.

O armazenamento em nuvem funciona da mesma forma que o armazenamento comum, ou seja, usando a memória do dispositivo para manter os arquivos salvos. Mas, em vez de os arquivos estarem salvos nos seus dispositivos pessoais, eles ficam guardados em servidores privados e protegidos das empresas que oferecem esse serviço.

Já o backup é um procedimento de criar cópias de seus arquivos e guardá-los em lugares diferentes para que fiquem seguros caso haja mau funcionamento ou perda de um dispositivo, por exemplo.

Sendo assim, salvando seus arquivos pessoais em um serviço de armazenamento em nuvem, você estará realizando um backup, pois os arquivos estarão, ao mesmo tempo, no seu dispositivo e também protegidos nos servidores da empresa provedora.

Como ativar o backup em nuvem?

Em sistemas operacionais Android e iOS, não é preciso instalar aplicativos de terceiros para realizar o backup, pois ambos os sistemas possuem essa função nativa.

No Android, vá ao menu Configurações e escolha a opção Backup. Neste menu, é possível configurar o backup automático para o serviço de nuvem do Google, o Google Drive, utilizando sua conta de e-mail do Gmail.

No iOS, vá ao menu Ajustes e escolha a opção iCloud, que é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Veja o passo o passo no vídeo abaixo:

Como utilizar o Vivo Cloud para armazenar seus arquivos

Uma terceira opção é o Vivo Cloud, disponível tanto para iOS como para Android, além de tablets e computadores pessoais. Com o Vivo Cloud, você pode armazenar todo o seu conteúdo digital: fotos e vídeos em alta resolução e também documentos e músicas.

O serviço cria automaticamente álbuns e filmes inteligentes, coletando dados de fotos tiradas no mesmo dia ou local, e faz você lembrar e redescobrir seus melhores momentos. No Vivo Cloud, você também possui inteligência artificial e reconhecimento facial, o que torna as busca por fotos bem mais fácil e rápida. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

É importante proteger seus arquivos pessoais, incluindo fotos, vídeos e documentos, e assegurar que estão seguros, fazendo regularmente o backup em nuvem ou configurando o backup automático, assim não haverá risco de perda de informações 🙂

Fonte: Dialogando - Descomplicando a Tecnologia: armazenamento em nuvem e backup (2020)

Deixe uma resposta

O campo mensagem deve conter pelo menos 3 caracteres
Descomplicando a Tecnologia: armazenamento em nuvem e backup 2020-10-05 16:44:32
Newsletter

Receba nossas notícias e fique por dentro de tudo ;)